A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) contabilizou 761.528 inscrições, conforme informações divulgadas pela manhã do sábado, 26, pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A informação indica que há inscritos em todos os estados brasileiros, distribuídos em 4.951 municípios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O MGI comemorou os números, afirmando que o balanço de inscritos demonstra que “a Enem dos concursos” se consolida como uma política pública que democratiza o acesso ao serviço público federal com equidade, inclusão e inovação, promovendo um serviço público com a cara do Brasil.
Divisão por gênero
As mulheres constituem a maioria dos inscritos, conforme na 1ª edição da prova. Segundo o balanço divulgado pelo governo, 60% das inscrições são de mulheres. O montante representa um aumento em relação ao primeiro concurso, quando 56,2% dos inscritos eram mulheres. O crescimento, segundo o MGI, é resultado de “medidas específicas para incentivar a participação feminina no certame” implementadas nesta edição.
LEIA TAMBÉM!
O edital estabelece que, em caso de desequilíbrio na proporção de mulheres classificadas na primeira fase, relativa às provas objetivas, será realizada uma equiparação de gênero, assegurando que, no mínimo, 50% das vagas da segunda etapa, de provas discursivas, sejam preenchidas por mulheres, sempre que houver candidatas não eliminadas com desempenho suficiente. Além disso, o concurso garante condições adequadas para a participação de gestantes e lactantes, com tempo adicional para amamentação e outros atendimentos especializados.
Divisão por estado
O Rio de Janeiro lidera o ranking com mais de 108 mil inscrições na 2ª edição do CNU. O Distrito Federal ocupa a segunda posição, com quase 103 mil inscritos. São Paulo aparece em terceiro lugar, com 77 mil inscrições. O estado com a menor adesão é o Acre, com apenas 4 mil inscritos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Divisão por blocos
O MGI também comunicou, no sábado, a distribuição das inscrições por blocos temáticos. O bloco 5 (Intermediário – Regulação) reúne o maior número de participantes: 177.598. Consulte a lista completa.
Vagas e provas.
A segunda edição do CPNU oferece 3.652 vagas em 32 órgãos e entidades. As provas objetivas serão realizadas em 5 de outubro e as provas discursivas em 7 de dezembro, em 228 cidades de todos os estados e no Distrito Federal. Consulte o cronograma oficial.
Fonte por: Carta Capital