O céu de agosto apresenta a chuva de meteoros Perseidas e conjunções celestes

Acompanhe os eventos astronômicos mais importantes do mês, conforme o guia de Efemérides Astronômicas do Observatório do Valongo, da UFRJ.

01/08/2025 12:09

1 min de leitura

O céu de agosto apresenta a chuva de meteoros Perseidas e conjunções celestes
(Imagem de reprodução da internet).

Agosto apresenta novas possibilidades de contemplar eventos astronômicos no céu, incluindo alinhamentos planetários e uma chuva de meteoros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A chuva de meteoros Perseidas deve apresentar seu pico em 12 de agosto, sendo possível observá-la em dias anteriores e posteriores a essa data. As Perseidas são formadas por fragmentos do cometa Swift-Tuttle, e o nome da chuva se refere à constelação de Perseu, onde o fenômeno pode ser observado no céu.

Acompanhe orientações para observar tempestades de meteoros.

Leia também:

Ademais, durante todo o mês também se observam configurações celestes no céu. Estas ocorrem quando dois ou mais objetos celestes se apresentam próximos no céu, uma ilusão de ótica, já que eles se encontram separados por milhares de quilômetros no espaço.

O foco recaiu sobre o conjunto composto por Lua, Vênus e Júpiter imediatamente antes do nascer do sol na madrugada de 20 de agosto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Frequentemente, tais ocorrências são visíveis a olho nu, produzindo imagens astronômicas deslumbrantes.

Abaixo estão os principais fenômenos astronômicos do mês de agosto, conforme o guia de efemérides astronômicas do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O guia de efemérides astronômicas é elaborado desde 2016 pelo Observatório do Valongo, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), e apresenta os eventos noturnos mais relevantes observáveis a cada ano.

Com o intuito de reacender o interesse pela observação do céu, o material apresenta, mês a mês, quais corpos celestes estarão visíveis e a melhor maneira de procurá-los. Além disso, oferece explicações simples sobre astronomia.

O guia completo de efemérides astronômicas de 2025, com mapas do céu, está disponível para download gratuito neste link.

Verifique também aplicativos de astronomia para auxiliar na localização e acompanhamento dos fenômenos astronômicos no céu noturno.

Pesquisa indica que o nosso planeta se encontra em uma vasta região de vazio no Universo.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)