A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores afirmou que a prioridade é garantir a soberania do país em resposta ao ataque de Israel a negociadores…
As negociações para finalizar a guerra em Gaza perderam qualquer chance de sucesso após Israel atacar mediadores do Hamas que residiam no Catar, afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores catari nesta terça-feira (16).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A declaração suscita novas incertezas em relação à manutenção do diálogo diplomático como caminho para um acordo de cessar-fogo.
“Que tipo de negociações podem ser realizadas, sobre o quê?”, questionou Majed al-Ansari em uma coletiva de imprensa em Doha. “Não há validade nas negociações quando uma das partes quer assassinar qualquer um que esteja disposto a dialogar com a outra”, adicionou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O foco atual é proteger nossa soberania e não avaliaremos outros temas até que esta seja solucionada”, declarou o porta-voz.
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, esteve em Doha, capital do país, na terça-feira, para se reunir com o Emir do Catar, Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani, onde foi analisada a cooperação em segurança entre os dois países.
O porta-voz Majed al-Ansari declarou que o ataque de Israel ao Catar, um aliado relevante dos Estados Unidos, intensificou a urgência de um “acordo de defesa estratégica revisado”.
“Este ataque, é claro, acelera a necessidade de um acordo de defesa estratégica renovado entre nós e os Estados Unidos. Não é algo novo em si, mas certamente foi acelerado”, disse ele em um briefing após a visita de Rubio.
Rubio se encontrava em Israel no mesmo dia em que o Exército israelense anunciou o início de uma operação em solo da Cidade de Gaza.
O secretário de Estado americano afirmou que o Catar é o país que pode mediar a situação ao deixar Israel, após ir até Doha.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.