O Catar afirma que as negociações sobre Gaza não possuem mais validade após o ataque de Israel
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores afirmou que a prioridade é garantir a soberania do país em resposta ao ataque de Israel a negociadores…
As negociações para finalizar a guerra em Gaza perderam qualquer chance de sucesso após Israel atacar mediadores do Hamas que residiam no Catar, afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores catari nesta terça-feira (16).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A declaração suscita novas incertezas em relação à manutenção do diálogo diplomático como caminho para um acordo de cessar-fogo.
“Que tipo de negociações podem ser realizadas, sobre o quê?”, questionou Majed al-Ansari em uma coletiva de imprensa em Doha. “Não há validade nas negociações quando uma das partes quer assassinar qualquer um que esteja disposto a dialogar com a outra”, adicionou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O foco atual é proteger nossa soberania e não avaliaremos outros temas até que esta seja solucionada”, declarou o porta-voz.
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, esteve em Doha, capital do país, na terça-feira, para se reunir com o Emir do Catar, Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani, onde foi analisada a cooperação em segurança entre os dois países.
Leia também:
Comando Sul dos EUA revela imagens de tropas no Caribe para combater tráfico de drogas
Irmão de Virginia Giuffre pede reunião com Rei Charles para discutir tráfico sexual de Epstein
Sagrada Família se torna a igreja mais alta do mundo com cruz de 7,25 metros instalada
O porta-voz Majed al-Ansari declarou que o ataque de Israel ao Catar, um aliado relevante dos Estados Unidos, intensificou a urgência de um “acordo de defesa estratégica revisado”.
“Este ataque, é claro, acelera a necessidade de um acordo de defesa estratégica renovado entre nós e os Estados Unidos. Não é algo novo em si, mas certamente foi acelerado”, disse ele em um briefing após a visita de Rubio.
Rubio se encontrava em Israel no mesmo dia em que o Exército israelense anunciou o início de uma operação em solo da Cidade de Gaza.
O secretário de Estado americano afirmou que o Catar é o país que pode mediar a situação ao deixar Israel, após ir até Doha.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.












