Os países do Brics expressarão “preocupações sérias” com o aumento do protecionismo e medidas comerciais unilaterais, em referência à guerra tarifária iniciada por Donald Trump, conforme a declaração final dos líderes reunidos no Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A declaração expressa sérias preocupações com o aumento de medidas tarifárias e não tarifárias unilaterais que distorcem o comércio e são inconsistentes com as regras da OMC.
Apesar da ausência de referência explícita aos Estados Unidos, indivíduos ligados às negociações do comunicado relatam que Trump foi o alvo.
LEIA TAMBÉM!
Adicionalmente, existem referências ao protecionismo alegando motivos ambientais, o que se relaciona a medidas adotadas anteriormente pela União Europeia contra produtos do agronegócio brasileiro.
A legislação da União Europeia contra o desmatamento, com entrada em vigor no início de 2026, impacta uma série de produtos provenientes do Brasil, como carne e soja, e do óleo de palma produzido na Indonésia (recentemente incorporada ao Brics).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A expansão de restrições ao comércio, seja por meio do aumento indiscriminado de tarifas e medidas não tarifárias, seja por meio de protecionismo sob o pretexto de objetivos ambientais, ameaça reduzir ainda mais o comércio global, interromper as cadeias de suprimentos globais e introduzir incerteza nas atividades econômicas e comerciais internacionais.
Fonte por: CNN Brasil