O Brasil estará pronto para enfrentar novas restrições impostas pelos EUA
Conselheiro especial da Presidência avalia como inoportuno o uso de medidas punitivas e declara que a via de negociação com a Casa Branca para o tema do…

O assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, embaixador Celso Amorim, afirmou nesta segunda-feira (11) que o Brasil estará preparado caso os Estados Unidos queiram emitir novas sanções.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Amorim respondia a uma indagação sobre possíveis reações em eventual condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Considero inaceitável tamanha dimensão e me nego a acreditar. Estaremos preparados, o governo tem pensado em tudo que é necessário. Acredito que não é do interesse dos EUA ter uma guerra, seja comercial ou verbal, com o Brasil, afirmou Amorim durante entrevista ao programa “Roda Vida”, da TV Cultura.
Leia também:

Barroso e Fux debatem em sessão no STF: “Não está sendo fiel aos fatos”

Bolsonaro faz novos contatos com Fux, em momento próximo ao julgamento do processo de impeachment

Promotores da República alegam que vereadores de São Bernardo recebiam valores obtidos ilegalmente
Não importa, o Brasil não é contra os EUA. Presidente Lula teve boas relações com [Joe] Biden, mas também com [George W.] Bush. E era possível conversar mesmo discordando.
O ex-presidente, atualmente sob regime de prisão domiciliar, responde a uma ação criminal que investiga uma tentativa de golpe de Estado após sua derrota nas eleições de 2022. O julgamento está marcado para setembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O caso de Bolsonaro foi mencionado pelo governo Trump em decreto executivo que formalizou a imposição de tarifas ao Brasil.
Em relação às negociações com os Estados Unidos, que recentemente estabeleceu uma alíquota de 50% sobre a importação de determinados produtos brasileiros, o embaixador adiciona:
Ainda não se encontrou um caminho. Não se trata de algo de segundo escalão. É preciso que alguém que tenha influência real sobre o presidente Trump diga para ele: “olha, presidente, é melhor negociar com o Brasil porque o Brasil é um país muito grande. Mesmo que vocês façam mal ao Brasil, o Brasil vai resistir e continuar a ser independente”.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)