O Brasil é BR, não é Disney: PT lança campanha após Trump taxar o Brasil

Presidente dos EUA aplicou tarifas de 50% sobre produtos brasileiros; Lula adverte sobre retaliação.

09/07/2025 23:19

1 min de leitura

O Brasil é BR, não é Disney: PT lança campanha após Trump taxar o Brasil
(Imagem de reprodução da internet).

O PT divulgou, na quarta-feira (9.jul.2024), um vídeo nas redes sociais em resposta ao anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), de aplicar uma taxa de 50% sobre os produtos brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na peça, que parece ter sido produzida por inteligência artificial, dois homens discutem em favor da soberania nacional. Um deles usa uma camisa vermelha (cor ligada ao partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva) e o outro, uma da seleção brasileira (associada à oposição).

“Raramente concordamos, mas atacar a soberania do Brasil de forma abrupta não é adequado”, afirma o de vermelho. “Finalmente vou concordar com você, quem este americano pensa que é acreditando que é dono do mundo? Aqui é Brasil, não é a Disney”, responde o de verde e amarelo.

Leia também:

O vídeo representa uma estratégia do partido para atrair a direita e a esquerda em face da medida imposta pelos EUA, utilizando o slogan “O Brasil é soberano”.

Taxa de 50%.

Trump anunciou nesta quarta-feira (9 de julho) uma taxa de 50% sobre produtos exportados do Brasil para os Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão foi justificada pela relação comercial “injusta” entre o Brasil e os EUA, bem como pelo tratamento dado pela Justiça brasileira ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – réu no STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado.

Lula respondeu ao americano. Disse que o Brasil é um país com instituições independentes e reiterou que não aceitará ser “protegido por ninguém”.

A partir de 1º de agosto, será aplicada de maneira abrangente e automática, sem distinção entre setores ou modalidades de produtos.

Isso eleva o custo dos produtos brasileiros no mercado norte-americano, podendo diminuir a competitividade de exportadores brasileiros.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.