O Brasil deverá apresentar um crescimento expressivo no mercado de petróleo, segundo a OPEP
O Brasil, atualmente o oitavo maior exportador mundial de petróleo bruto, deverá observar um crescimento na sua demanda, elevando-se de 3,4 milhões de b…

O Brasil apresenta trajetória de crescimento expressivo no setor de petróleo, com elevação da demanda, do consumo e da produção nas próximas décadas, conforme relatório publicado nesta quinta-feira (10) pela OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O país, que já é o oitavo maior exportador global da commodity, deverá ver sua demanda aumentar de 3,4 milhões de barris por dia (bpd) em 2024 para 4,8 milhões de bpd em 2050, um crescimento de 40%, impulsionado sobretudo pelo transporte rodoviário e pela aviação.
A produção nacional de líquidos deverá alcançar 5,8 milhões de bpd até o final da década de 2030, impulsionada pelos campos do pré-sal e pela exploração na Margem Equatorial, nova fronteira marítima que poderá adicionar 1,1 milhão de bpd a partir de 2029.
Leia também:

A Ambipar sugere a divisão de ações na proporção de 1 para 10

Libra e LFU firmam acordos para comercialização de direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro

Envios dos EUA devem visitar a Ucrânia para reuniões na próxima semana
O Brasil se encontra entre os principais motores do aumento previsto no volume de oferta mundial de petróleo, excluindo a OPEP.
A produção de petróleo bruto no país aumentou de 2,1 milhões para 3,4 milhões de bpd entre 2010 e 2024, com projeção de atingir 4 milhões de bpd em 2028 e se estabilizar em 4,7 milhões de bpd na década de 2030.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O pré-sal, responsável pela maior parte desse crescimento, consolida o Brasil como um dos principais atores mundiais, com petróleo de baixa intensidade de carbono.
O consumo interno também permanece elevado, com diesel e gasolina sendo os principais, respondendo por aproximadamente 70% da procura por produtos derivados.
O transporte rodoviário, fundamental para o setor agrícola, deverá aumentar o consumo de diesel (+42% até 2050), ao mesmo tempo em que a aviação impulsionará o consumo de querosene de aviação (+58%) nesse período.
Em 2024, o petróleo tornou-se o principal produto de exportação do Brasil, movimentando US$ 44,8 bilhões e representando 13,3% das vendas totais do país. A China continua sendo o principal destino, absorvendo 44% do volume exportado, seguida pelos Estados Unidos com 12%.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.