O Brasil Colonial é o tema mais frequentemente abordado em avaliações na Unesp
As inscrições para o vestibular que concede acesso aos cursos de graduação de 2026 iniciam na quinta-feira (4).

O SAS Educação identificou os tópicos mais frequentemente abordados em História pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) nas provas dos vestibulares entre 2001 e 2024, totalizando 249 questões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O estudo identificou que as questões relacionadas ao Brasil Colonial foram as mais frequentes, totalizando 20 ocorrências. Refere-se ao período em que o Brasil foi colônia de Portugal, abrangendo de 1500, com a chegada dos portugueses, a 1822, quando Dom Pedro I (1798-1834) proclamou a independência. Posteriormente, foi instaurada a República no país.
Segundo o SISAB, o Brasil Colonial representa o tema mais frequente em História nas provas do Enem e do vestibular da Unicamp.
Leia também:

Tribunal federal nega recursos financeiros de Harvard aprovados pela administração Trump

Faculdade Belavista recebe inscrições para o vestibular de Direito e Economia

O Tribunal de Contas de Estado e Fundações aprovou a proibição da contratação de policiais como monitores em escolas cívico-militares de Tarcísio
Segundo o levantamento da plataforma sobre a Unesp, os temas relacionados às civilizações da Antiguidade Clássica lideram o ranking com a segunda maior frequência. Questões acerca da América Contemporânea, da América Latina no século XX e da Ditadura civil-militar no Brasil ocupam o terceiro lugar, tendo cada um deles sido apresentado 11 vezes nos exames entre 2001 e 2024.
As informações podem ser úteis para quem deseja concorrer a uma vaga nos 136 cursos de graduação oferecidos pela instituição. As inscrições para o Vestibular 2026 da Unesp iniciarão na próxima quinta-feira (4).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Confira o ranking completo de História na Unesp – provas de 2001 a 2024.
Enem 2025: 5 dicas para se preparar de maneira eficiente e sem sobrecarga.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.