O Brasil apresenta aumento no número de matrículas em creches, contudo, a porcentagem ainda se mantém abaixo de 40%
O aumento corresponde a cerca de 4,4 milhões de crianças, ainda abaixo da meta definida pelo Plano Nacional de Educação (PNE), que previa o alcance de 50% até 2024.
O Brasil observou um aumento no número de crianças de 0 a 3 anos matriculadas em creches, passando de 38,7% em 2023 para 39,8% em 2024, segundo dados do IBGE. Essa expansão correspondeu a cerca de 4,4 milhões de crianças, ainda abaixo da meta do Plano Nacional de Educação (PNE), que previa atingir 50% até 2024. A região Sudeste lidera com 46,9% de escolarização, enquanto o Norte apresenta 22,5%. Em 2023, o país possuía aproximadamente 11,2 milhões de crianças nessa faixa etária, sendo que 6,7 milhões, ou 60,2%, não estavam matriculadas em creches. A decisão dos pais foi um fator determinante, com 60,2% das crianças não frequentando creches, e a escassez de vagas e instituições adequadas impactou 33,3% das crianças que não frequentavam creches.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul apresentaram os maiores índices de crianças fora da creche devido à decisão dos pais. Em contrapartida, as regiões Norte e Nordeste registraram números mais elevados de crianças não matriculadas, principalmente em razão da escassez de instituições ou vagas disponíveis. Por outro lado, a taxa de escolarização de crianças de 4 a 5 anos na pré-escola também apresentou um crescimento, atingindo 93,4% em 2024, em comparação com 92,9% em 2023. Essa evolução reflete um esforço contínuo para melhorar o acesso à educação infantil no país, embora ainda haja desafios a serem superados.
Reportagem produzida com auxílio de IA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Jovem Pan
Leia também:
Lula sanciona lei do Sistema Nacional de Educação e transforma alfabetização em política permanente
Adelmo Rossi revela como Machado de Assis antecipou conceitos de Freud em nova obra fascinante
CPS alerta sobre falsos sites para inscrição no Vestibulinho das Etecs; confira detalhes!
Autor(a):
Ricardo Tavares
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.












