O Brasil alcançará as metas climáticas estabelecidas para 2035?

Especialistas destacam os pontos positivos e negativos da Contribuição Nacionalmente Determinada do Brasil, apresentada na COP 29, em Baku.

07/08/2025 7:11

2 min de leitura

O Brasil alcançará as metas climáticas estabelecidas para 2035?
(Imagem de reprodução da internet).

Compromisso do Brasil com Redução de Emissões

O Brasil compromete-se a diminuir entre 59% e 67% das suas emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2035, considerando os níveis de 2005 como base de referência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Brasil apresentou, em Baku, no Azerbaijão, durante a COP 29, sua Contribuição Nacionalmente Determinada, que busca reduzir entre 850 milhões e 1,05 bilhão de toneladas de CO2 equivalente até 2035.

Metas e Análise

Cada país estabelece sua própria NDC de forma a estarem em consonância com o objetivo do Acordo de Paris de restringir o aquecimento global a 1,5 °C em comparação com os níveis pré-industriais. Contudo, especialistas consultados pela CNN consideram que as metas brasileiras e globais poderiam ser significativamente mais ambiciosas se o objetivo for realmente controlar as mudanças climáticas.

Leia também:

Implementação e Desafios

O compromisso da NDC brasileira significa a implementação de ações em todos os setores da economia para diminuir as emissões de carbono, incluindo investimentos em energia limpa, em biocombustíveis, em biomassa, na agricultura de baixa emissão, entre outros. Além disso, a principal medida consiste em erradicar o desmatamento ilegal até 2030 e o desmatamento em geral até 2035.

Opiniões e Análises

Angelo destacou que, ao analisarmos a NDC do Brasil em relação a outros países, estamos avançados, porém isso não seria suficiente. “O problema é que ocorre um nívelamento muito baixo”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O objetivo do Brasil é um dos mais ousados, embora isso não seja relevante, considerando a falta de ambição em outros países. Seriam necessários cortes globais de 43% em relação a 2019 até 2035, e isso não está sendo cumprido nem pelo Brasil, nem pelos demais países.

Conclusão

Alexandre Prado, diretor de mudanças climáticas do WWF-Brasil, também destaca que os compromissos globais de redução de emissões poderiam ser mais ambiciosos, porém, considera-se um otimista e acredita que as metas podem ser alcançadas para preservar o Acordo de Paris.

“É o momento de tentarmos sobreviver como espécie”, acrescentou Angelo. “E de tentarmos garantir que as outras espécies que compartilham o planeta conosco sobrevivam também. Não há outra alternativa, é agir ou deixar acontecer.”

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)