Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Mais Notícias
  3. O bloco BRICS afirma que medidas ambientais são empregadas para limitar o comércio

O bloco BRICS afirma que medidas ambientais são empregadas para limitar o comércio

Declaração final é interpretada como mensagem à União Europeia; texto afirma que aumento sem controle de tarifas pode diminuir o comércio internacional.

Por: Sofia Martins

06/07/2025 17:11

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A declaração final do BRICS, publicada neste domingo (6.jul.2025), afirma que o sistema multilateral de comércio está “há muito tempo em uma encruzilhada”. Sustenta que há uma “proliferação de ações restritivas ao comércio” com o aumento “indiscriminado de tarifas” e o protecionismo “disfarçado de objetivos ambientais” que ameaça o comércio global.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A discussão sobre a questão climática direciona-se à União Europeia, que tem estabelecido condições no desenvolvimento de acordos comerciais com o Mercosul e com outros países do Brics, alegando que o cumprimento de normas ambientais mais rigorosas é frequentemente negligenciado pelos nações que compõem esses dois blocos econômicos.

O acordo entre o Mercosul e a União Europeia foi finalizado em dezembro de 2024 e encontra-se em processo de ratificação pelos países dos blocos. A França ainda expressa preocupações quanto ao cumprimento, sobretudo do Brasil, de normas ambientais mais rigorosas. Os franceses são criticados por adotarem práticas protecionistas, priorizando o mercado de seus produtores agrícolas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2023, o bloco aprovou uma lei antidesmatamento que proíbe os importadores de produtos provenientes de áreas desmatadas após dezembro de 2020. A implementação da legislação foi adiada devido à pressão de países exportadores, liderados pelo Brasil. As novas regras entrarão em vigor no início de 2026 para médias e grandes empresas.

Enfatiza-se que as ações implementadas para enfrentar a mudança climática, incluindo aquelas realizadas isoladamente, não devem configurar discriminação indevida ou infundada, nem restringir de forma dissimulada o comércio internacional.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

“Chainsaw Man” Busca Recorde de Bilheteria no Japão com Novas Sessões de Torcida!

Imagem do post relacionado, leia tambem!

“Agents of the Four Seasons”: Novo Vídeo Revela Elenco e Mistério da Desaparecida Hinagiku!

Imagem do post relacionado, leia tambem!

“Oshi no Ko”: Nova Prévia e Imagens Impactantes Revelam o Episódio “Cálculo”

O grupo enfatiza seu compromisso com o reforço da cooperação na proteção ambiental e no desenvolvimento sustentável, através da defesa do multilateralismo e do fortalecimento da governança ambiental global.

As ações implementadas para enfrentar as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade e a poluição, incluindo aquelas de caráter unilateral, devem ser desenvolvidas, aplicadas e executadas em consonância com os princípios e disposições dos acordos multilaterais ambientais e comerciais pertinentes, sem configurar discriminação arbitrária ou injustificada, nem restrição encuberta ao comércio internacional.

No documento, os países do Brics criticam o que consideram aumento indiscriminado de tarifas, sem mencionar os Estados Unidos ou o presidente Donald Trump (republicano).

Em 2 de abril, o norte-americano iniciou uma guerra tarifária ao impor tarifas recíprocas a diversos países. No caso do Brasil, o percentual foi de 10% para os produtos importados.

O sistema multilateral de comércio se encontra atualmente em uma situação crítica. A expansão de ações restritivas ao comércio, seja por meio do aumento de tarifas e de medidas não-tarifárias, seja por meio de protecionismo disfarçado de objetivos ambientais, ameaça diminuir ainda mais o comércio global, interromper as cadeias de suprimentos globais e introduzir incerteza nas atividades econômicas e comerciais internacionais, podendo ampliar as desigualdades econômicas e impactar as perspectivas de desenvolvimento econômico mundial.

A organização declara que as medidas protecionistas distorcem o comércio e são “inconsistentes” com as normas da Organização Mundial do Comércio (OMC). “Nesse contexto, reafirmamos nosso apoio a um sistema multilateral de comércio baseado em regras, aberto, transparente, justo, inclusivo, equitativo, não discriminatório e consensual, com a OMC em seu centro”.

A declaração final manteve-se alinhada com o documento divulgado na sexta-feira (5.jul) pela rota de finanças, composta pelos ministros de finanças e pelos presidentes dos Bancos Centrais dos países membros do bloco. O comunicado do grupo também omitiu qualquer referência aos Estados Unidos.

O grupo manifestou seu apoio firme às candidaturas da Etiópia e do Irã para ingressar na OMC.

Aprofunde seus conhecimentos sobre o grupo BRICS no Rio.

Veja o vídeo e descubra o que é o Brics (3min36s).

Fonte por: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
comércio internacionalOMCtarifas
Foto do Sofia Martins

Autor(a):

Sofia Martins

Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.

Imagem do post

Mais Notícias

Salário Mínimo em 2026: Desconto de 7,5% no INSS Impacta Trabalhadores CLT!

02/02/2026 17:35 | 1 min de leitura

● Seleção Brasileira Feminina: Amistosos desafiadores contra Costa Rica, Venezuela e México em 2026!

02/02/2026 17:13 | 2 min de leitura

● Brasil apoia candidatura de Michelle Bachelet à Secretaria Geral da ONU; entenda a trajetória dela!

02/02/2026 16:33 | 3 min de leitura

● Jonathan Jesus gera preocupação no Cruzeiro após lesão no joelho direito durante partida decisiva

02/02/2026 17:23 | 1 min de leitura

● Lívia Andrade contra empresário: US$ 2 milhões em disputa e medida protetiva chocante!

02/02/2026 16:38 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!