O Battlefield 6 não opera no Steam Deck em virtude do sistema anti-cheat Javelin

A EA confirma que o Battlefield 6 novo não é compatível com o Steam Deck e pode não receber suporte no futuro. Compreenda a razão.

03/08/2025 14:09

2 min de leitura

O Battlefield 6 não opera no Steam Deck em virtude do sistema anti-cheat Javelin
(Imagem de reprodução da internet).

O Battlefield 6 não será compatível com Steam Deck e sistemas baseados em Linux devido à exigência de Secure Boot e à implementação do anti-cheat Javelin, sistema de proteção em nível de kernel da EA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A informação foi identificada pelo perfil Battlefield Wire, no X (anteriormente Twitter), e depois confirmada por Vince Zampella, vice-presidente executivo da EA.

O que é o Javelin e por que ele impede o jogo no Steam Deck?

Lançado em 2022, o Javelin é a solução mais avançada de anti-cheat da EA, operando diretamente no nível do kernel do Windows para identificar e impedir alterações e softwares maliciosos em tempo real.

Leia também:

É necessário que a função Secure Boot esteja habilitada no sistema operacional para o seu funcionamento adequado, o que configura uma restrição para usuários de Linux e dispositivos como o Steam Deck, que empregam o sistema SteamOS (baseado em Linux) e não contam com suporte nativo ao Secure Boot por meio do Proton.

Conforme Zampella, o jogo não é compatível com o Steam Deck, e não há menção de planos para suporte futuro ou alternativas de contorno. Isso praticamente confirma que o requisito de Secure Boot e o anti-cheat Javelin inviabilizam a execução do jogo em ambientes Linux.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não funciona no Steam Deck. Acredito que provavelmente funcionará em algumas plataformas portáteis que não sejam o Steam Deck. Contudo, considero que não é a melhor maneira de jogar, destacou Victor Zampella.

A situação impacta não apenas os usuários do Steam Deck, mas também a comunidade de jogadores em Linux. Mesmo soluções como o Proton, da Valve, não garantem o suporte a Secure Boot, o que impede a execução de Battlefield 6 em sistemas alternativos ao Windows.

Este cenário acompanha uma tendência da indústria, que tem adotado sistemas anti-trapaças mais rigorosos, como já acontece em jogos como Valorant, que exige Secure Boot e TPM 2.0 para funcionar.

Anticheats são tendência na indústria.

A EA declara que, após a implementação do Javelin, já bloqueou mais de 33 milhões de tentativas de fraude em aproximadamente 2,2 bilhões de computadores.

No Battlefield 2042, com a implementação do sistema no final de 2024, a empresa afirma que o número de partidas prejudicadas por trapaceiros diminuiu pela metade. O sistema também apresenta uma suposta taxa de precisão de 99% em banimentos, de acordo com dados internos da empresa.

Requisitos mínimos e recomendados para rodar Battlefield 6 no PC. O jogo possui previsão de lançamento para o dia 10 de outubro, também nos consoles PlayStation 5 e Xbox Series S|X. Não haverá versões para PlayStation 4 e Xbox One.

Fontes: PCGamesN, Tom’s Hardware e BattlefieldWire/X

Battlefield 6: confira os requisitos mínimos e recomendados para rodar no computador.

Fonte por: Adrenaline

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)