Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Macroeconomia
  3. O Banco Central ainda não prioriza o corte da taxa de juros, afirmam especialistas

O Banco Central ainda não prioriza o corte da taxa de juros, afirmam especialistas

Especialistas consultados pela CNN discordam em relação ao momento do início da flexibilização das taxas de juros.

Por: Ana Carolina Braga

18/06/2025 20:49

5 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) surpreendeu o mercado ao aumentar a taxa Selic em 0,25 ponto percentual, elevando-a a 15% ao ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão do Copom nesta oportunidade indicou que, se o cenário econômico seguir o previsto pelo comitê, esta será a última elevação da taxa de juros.

Contudo, destacou que as taxas de juros devem ser mantidas em patamar elevado por um período extenso e não excluiu a possibilidade de uma nova alta nos juros caso ocorresse um agravamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o encerramento do ciclo, aumentam as previsões para a implementação da política de relaxamento monetário. Contudo, especialistas consultados pela CNN apresentam diferentes opiniões quanto ao momento em que o Banco Central deverá iniciar a diminuição das taxas de juros.

Para eles, o comunicado do BC não deixou espaço para especulações.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Trump ameaça ações severas contra o Irã após captura de líder venezuelano e alta nos metais preciosos!

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Bolsa Família em 2026: Orçamento de R$ 158 bilhões e vetos de Lula impactam programa!

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Cunhado de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, é preso na Operação Compliance Zero!

Ainda utiliza-se um prazo excessivamente longo para indicar a estratégia “fique de olho”. Busca-se, assim, impedir a previsão de cortes futuros. Para frente, o comitê deixa evidente que o cenário base é a interrupção do ciclo. Aqui mais uma tentativa de reforçar o “higher for longer” ao manter a ameaça de retomar o ciclo, avalia Natalie Victal, economista-chefe da SulAmérica Investimentos.

Helena Veronese, economista-chefe da B.Side Investimentos, destaca que a mensagem do Banco Central foi mais direta, em comparação com outras reuniões, contudo, não oferece clareza sobre alterações na estratégia de manter as taxas sem modificações.

O Banco Central agiu corretamente e evitou que essa discussão obtivesse espaço, correndo o risco de perder pelo menos parte da credibilidade conquistada junto ao mercado até então.

Compreende-se que, por meio de um comunicado de tom moderadamente conservador, o Copom sinalizou sua responsabilidade em relação à inflação e não permitiu que se discutesse a possibilidade de redução das taxas de juros – o que, naturalmente, ocorrerá, considerando que o ciclo de aumentos foi oficialmente concluído.

B.Side Investimentos e Galapagos Capital indicam que a redução das taxas de juros deverá iniciar-se já no final deste ano.

A economista-chefe da Galapagos Capital, Tatiana Pinheiro, destaca que o cenário externo permanecerá complexo no curto prazo e o impacto desinflacionário sobre os países emergentes em relação às novas tarifas comerciais impostas pelos EUA deve se manifestar apenas na segunda metade do ano.

reiteramos a importância da cautela na gestão da política monetária no curto prazo para a consolidação do nosso cenário de início de cortes em dezembro de 2025, com uma redução inicial de 50 pontos-base. Estimamos uma trajetória progressiva de afrouxamento, com a taxa Selic atingindo 10,5% até julho de 2026.

É nesse ponto que os analistas começam a divergir, uma vez que, embora alguns sinais apontem para um início de controle da inflação e das expectativas, as incertezas ainda persistem.

As expectativas permanecem desconectadas do presente, com foco no futuro, em curto e longo prazo – isso representa uma questão. A atividade econômica permanece forte, e existem diversos riscos internos e externos sendo monitorados.

A taxa deve continuar nesse segmento de contratação por um período considerável. Assim, acredito que manteremos essa taxa de 15% por um bom tempo – entrando no próximo ano, a menos que até o meio do ano seguinte.

Incertezas fiscais, mercado de trabalho aquecido e a presença de núcleos de serviços elevados são três fatores apontados por Gabriel Malatesta, economista da WHG, que contribuem para a manutenção de expectativas desancoradas.

Malatesta conclui que “15% é o pico esperado, e reduções permanecem fora do alcance até o final do ano ou início do próximo ano, dependendo de novas quedas nos núcleos de serviços e da reanálise das previsões.”

Ademais, o Inter ressalta que a gestão da política fiscal será crucial para a definição do início dos cortes na taxa de juros.

Se houver um novo aumento dos gastos e uma projeção de orçamento mais ampliado para 2026, o Copom poderá manter as taxas de juros elevadas por mais tempo, adiando o corte das taxas até uma queda mais considerável da inflação atual. O cenário fiscal expansionista e sem critérios claros acarreta um alto custo para a política monetária, destaca Rafaela Vitória, economista-chefe do Inter.

Identifique os 5 sinais de que as contas públicas do Brasil estão em risco

Fonte por: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Banco Centralcorte de jurosinflaçãoSelictaxa de juros
Foto do Ana Carolina Braga

Autor(a):

Ana Carolina Braga

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.

Imagem do post

Internacional

Trump elogia Reza Pahlavi, mas levanta dúvidas sobre apoio no Irã em entrevista exclusiva

15/01/2026 8:29 | 1 min de leitura

● Polícia Civil de SP desmantela esquema de estelionato com ingressos falsos do Iron Maiden

15/01/2026 8:31 | 2 min de leitura

● Brasil Esgota Cota de Exportação de Carne Bovina para os EUA em Apenas 6 Dias de 2026!

15/01/2026 8:33 | 2 min de leitura

● Palmeiras em Crise: Saída de Weverton e Lesão de Andreas Pereira chocam torcida!

15/01/2026 8:33 | 2 min de leitura

● Homem Acusado de 40 Assassinatos é Capturado em Matinhos Após Oito Anos de Fuga!

15/01/2026 9:05 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!