O ator britânico Terence Stamp, vilão de Superman e estrela de Priscilla, a Rainha do Deserto, faleceu aos 87 anos, conforme anunciado por sua família neste domingo, 17. “Ele deixa uma obra notável, tanto como ator quanto como escritor, que continuará a emocionar e inspirar as pessoas por muitos anos”, declarou a família.
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De Teorema de Pasolini até Star Wars de George Lucas, o ícone dos anos sessenta cativou o público tanto do cinema independente quanto de Hollywood com sua presença magnética, participando de aproximadamente cinquenta filmes ao longo de sua carreira, que abrangia diversos gêneros.
Originário de uma origem operária, nascido em 22 de julho de 1938, obteve sua primeira revelação com o papel de um jovem e belo marinheiro enforcado por matar um de seus colegas de tripulação em O Vingador dos Mares, que lhe garantiu uma indicação ao Oscar e um Globo de Ouro de Melhor Ator Revelado.
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Ele obteve seu reconhecimento através de suas interpretações cativantes de vilões introspectivos e recebeu o Prêmio de Melhor Ator em Cannes, em 1965, por sua atuação como psicopata no filme O Colecionador, uma narrativa complexa de amor dirigida por William Wyler.
o ator inglês mais deteriorado
O encontro de 1967 com Federico Fellini, que procurava o ator inglês mais decadente para a adaptação de Histórias Extraordinárias, foi transformador. O diretor italiano encontrou seu “Toby Dammit”, um ator bêbado seduzido pelo diabo disfarçado de menina.
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Pasolini, que o selecionou para o clássico de culto Teorema de 1969, o considerava um “rapaz de natureza divina”. Nesse filme, Stamp interpretou um visitante enigmático que seduziu toda uma família burguesa milanesa.
Eu me sentia tão conectado aos anos sessenta que, quando essa época acabou, eu me desliguei, conforme declarei a jornal francesa Libération.
Pouco depois, Stamp retomou sua carreira com alguns de seus papéis mais conhecidos, como o General Zod no Superman II de 1980, o antagonista do Homem de Aço.
Posteriormente, surgiram outros trabalhos, como o de Bernadette, uma mulher transgênero em Priscilla, a Rainha do Deserto (1994), em que Stamp continuou sua investigação da ambiguidade humana, utilizando meias arrastão.
Ele seguiu desenvolvendo uma carreira variada, alternando entre produções de alto orçamento, como Star Wars, e filmes independentes, como O Traidor de Stephen Frears.
Fonte por: Carta Capital