O aspargo (Asparagus officinalis) é uma planta perene da família Asparagaceae. Originário do Mediterrâneo e da Ásia Ocidental, ele é popular em todo o mundo, principalmente nas culinárias europeias, asiáticas e contemporâneas, devido à sua textura delicada, sabor levemente amargo e doce, e o aroma marcante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Abaixo, veja 5 vantagens do aspargo para a saúde!
Nutritivo
O aspargo fornece nutrientes essenciais, incluindo vitaminas C e E, que promovem o adequado funcionamento das defesas do corpo. Esses elementos auxiliam na produção de células de proteção, diminuem processos inflamatórios e contribuem para a resistência contra microrganismos. Normalmente, para adultos, a quantidade diária recomendada de vitamina C é de 75 mg para mulheres e 90 mg para homens. Assim, o organismo fica mais preparado para enfrentar agentes externos e manter o equilíbrio em situações que podem afetar a saúde.
LEIA TAMBÉM!
Ajuda a controlar a pressão sanguínea
O potássio do aspargo favorece o relaxamento dos vasos sanguíneos e a eliminação do sódio, o que pode auxiliar no controle ou na redução da pressão arterial. De acordo com o estudo “A importância do potássio na dieta sobre a regulação da pressão arterial”, publicado no Brazilian Journal of Development, o aumento da ingestão de potássio, através do consumo de frutas, legumes e verduras, que apresentam maiores concentrações desse mineral, contribui para a prevenção e o tratamento da hipertensão arterial sistêmica.
Promove a melhoria da digestão e da saúde do intestino
Devido à sua alta concentração de fibras solúveis e insolúveis, o aspargo auxilia no adequado funcionamento do trato gastrointestinal e auxilia na prevenção da constipação. Ademais, segundo o estudo “Nutritional composition of green asparagus (Asparagus officinalis L.), edible part and by-products, and assessment of their effect on the growth of human gut-associated bacteria”, publicado na Food Research International, as fibras e os compostos prebióticos presentes no aspargo – sobretudo nas partes não comestíveis – são capazes de estimular o crescimento de bactérias benéficas no intestino.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Rico em minerais essenciais
O aspargo oferece minerais como magnésio, ferro e fósforo, que contribuem para a saúde óssea, a produção de energia, o transporte de oxigênio no sangue e o adequado funcionamento de músculos e nervos. Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA), da Universidade de São Paulo e do Food Research Center, 100 g de aspargo in natura contêm aproximadamente 14 mg de magnésio, 2,14 mg de ferro e 52 mg de fósforo.
Apresenta atividade antioxidante
O aspargo concentra vários compostos antioxidantes, como flavonoides, polifenóis, glutationa e vitaminas, que auxiliam na proteção celular. Essas substâncias atuam neutralizando radicais livres, podendo acelerar o envelhecimento e promover o desenvolvimento de doenças crônicas quando em excesso.
Fonte por: Carta Capital