O América do México é o clube mais valioso da Liga MX

Equipes foram avaliadas com base em infraestrutura, elenco, categorias de base e direitos comerciais. Leia no Poder Sports MKT.

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O América do México ocupa a primeira posição no ranking dos clubes mais valiosos da primeira divisão do futebol mexicano na temporada 2025/2026. Segundo levantamento da empresa El Mister, o clube possui uma avaliação de US$ 462,8 milhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Deportivo Guadalajara ocupa a segunda posição, com uma avaliação de US$ 380,2 milhões. O Monterrey fecha o pódio, com uma avaliação de US$ 348,9 milhões.

O Mazatlán apresenta o menor valor de mercado da lista, US$ 57,2 milhões. Já o Querétaro, antigo clube de Ronaldinho Gaúcho, ocupa a 17ª posição, com avaliação de 60,3 milhões.

LEIA TAMBÉM!

O estudo avaliou 4 fatores para determinar o valor dos clubes da Liga MX:

Outros ativos, como o valor da marca e a presença digital, não foram considerados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inovação e Negócios

O estudo do El Mister revela que os clubes da Liga MX têm expandido o foco em inovação e negócios. O América, por exemplo, já negocia ações na Bolsa Mexicana de Valores, por meio da empresa Ollamani, responsável pelo clube, pelo Estádio Azteca e por outras operações. Desde a estreia no mercado, as ações da companhia acumularam valorização de mais de 400%.

Outros clubes também diversificam suas receitas e modernizam a gestão. O Tigres lançará em outubro de 2025 o 1º restaurante temático de um time mexicano, o “Território Tigres”. O local será usado como espaço de entretenimento e ponto de contato com os torcedores.

O Atlético de San Luis criou um algoritmo próprio para estimar a renovação de sócios. Já o Guadalajara emprega inteligência artificial para projetar o público em cada jogo e otimizar a operação do estádio.

O Monterrey investe há quase uma década na coleta e análise de dados dos frequentadores do estádio BBVA, uma das sedes da Copa do Mundo de 2026. A estratégia possibilita ao clube segmentar a comunicação com os torcedores e aprimorar a experiência no estádio, que conta com mais de 85% dos assentos ocupados por sócios durante toda a temporada.

No Toluca, a modernização do estádio Nemesio Diez gerou o maior índice de ocupação da Liga MX na última competição: 98,5%. O clube investiu em novas áreas VIP, marketing digital e experiência do torcedor.

A mudança no perfil do torcedor

A Liga MX atraiu mais de 6 milhões de espectadores nos estádios na temporada 2024/2025. Atualmente, 75% dos ingressos são vendidos de forma digital. O progresso da tecnologia alterou o comportamento dos torcedores e levou os clubes a investir em ferramentas de gestão de dados e novas formas de interação, conforme reportado pelo site El Mister.

Os dados provenientes das vendas de ingressos auxiliam os clubes a identificar o perfil do público e desenvolver estratégias de fidelização e marketing direcionado.

Lidera os atletas

A pesquisa também indica que o Clubes Liga MX continua buscando jogadores no mercado sul-americano. Dos 165 atletas estrangeiros registrados na fase final da liga mexicana de 2025, 78,7% foram de países da Conmebol. Argentina, Colômbia e Brasil são as principais fontes.

Fonte por: Poder 360

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.

Sair da versão mobile