O alinhamento do Centrão busca retomar a votação reservada na PEC que visa blindar os políticos
Aprovada na madrugada de quarta-feira 17, a medida foi posteriormente rejeitada.
Deputados do Centrão buscam aprovar, na quarta-feira 17, a retomada da votação reservada para autorizar a instauração de processos penais contra legisladores no Supremo Tribunal Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Deputados sancionaram, na madrugada de quarta-feira, um parecer que eliminou a votação reservada em processos envolvendo a chamada Proposta de Emenda à Constituição da Blindagem.
Ao ser submetido ao voto, o projeto contava com o apoio de 296 parlamentares, que manifestaram favoravelmente o voto secreto, número insuficiente para a aprovação, que exigia, no mínimo, 308 votos. Já 174 congressistas se opuseram.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Deputados buscam novamente alterar o texto por meio de uma emenda unificadora.
A Proposta de Emenda à Constituição que visa à blindagem busca dificultar o início de ações judiciais contra parlamentares. De acordo com a proposta, a Câmara ou o Senado teriam um prazo de até 90 dias para decidir se autorizam a instauração de um processo.
Leia também:
Erika Hilton e Fernando Haddad debatem ajustes em projeto de lei sobre jornada de trabalho
DPU pede supervisão de perícias após megaoperação que deixou mais de 120 mortos no Rio de Janeiro
Congresso Nacional aprova MP 1.304 com novas diretrizes para o setor elétrico e mercado livre
A Proposta de Emenda à Constituição também restringe a prisão de deputados e senadores a situações de crimes inafiançáveis em flagrante e amplia o foro privilegiado para presidentes de partidos políticos com representação no Congresso, que seriam julgados exclusivamente pelo STF.
A votação secreta manteria a previsão de reduzir o tempo de encarceramento dos parlamentares presos em flagrante por delitos impenhoráveis.
Assinam a nova emenda para retomar a votação secreta, nos seguintes casos: abertura de processos, os líderes do PP, Luizinho (RJ); do União Brasil, Pedro Lucas Fernandes (MA); do Republicanos, Gilberto Abramo (MG); do MDB, Isnaldo Bulhões Jr. (AL); do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ); e da Federação PSDB-Cidadania, Adolfo Viana (PSDB-BA). O relator da PEC, Claudio Cajado (PP-BA), também apoia a emenda.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.












