O estado de São Paulo contabilizou 201.546 novas empresas no primeiro semestre de 2025, conforme informações preliminares divulgadas pela CNN à Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O número de CNPJs emitidos no estado aumentou 15,5% em relação ao mesmo período de 2024, que contabilizou 174.501 constituições.
O resultado representa o ápice da série histórica iniciada em 1998 e confirma, segundo a Secretaria, uma tendência de crescimento consistente no estado, fortalecendo o ambiente “cada vez mais favorável” ao empreendedorismo em São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente da Jucesp, Marcio Massao Shimomoto, afirma que os dados indicam que o Estado permanece como um importante impulsionador do empreendedorismo no Brasil. Nosso objetivo é prosseguir com a atualização e a simplificação do processo de formalização, para que um número maior de empreendedores consiga desenvolver suas iniciativas com segurança e rapidez.
Analisando o movimento de empresas – considerando a diferença entre negócios iniciados e encerrados –, o estado também apresentou avanço, com um total de 123.934, um aumento de 22,12% em relação aos 101.483 registrados nos primeiros seis meses do ano anterior.
LEIA TAMBÉM!
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, aponta como elementos-chave para o bom desempenho a logística eficiente, o mercado consumidor forte e o ambiente de negócios favorável.
O governo, liderado pelo governador Tarcísio de Freitas [Republicanos], está simplificando o processo de abertura de empresas, visando impulsionar o crescimento dos empreendedores, a geração de renda e emprego, e o dinamismo da economia.
Fonte por: CNN Brasil
