Avanços no Caso Marielle Franco: STF julgará cinco acusados de encomendar o assassinato da vereadora em 24 de março de 2026. Descubra os detalhes!
Oito anos após o assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, o caso avança para uma nova fase no Supremo Tribunal Federal (STF). Na terça-feira, 24 de março de 2026, os cinco acusados de encomendar o assassinato da parlamentar, ocorrido em 14 de março de 2018, serão julgados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Este é um dos processos criminais mais significativos da história recente do Brasil.
A denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) foi aceita em junho de 2024. Os réus enfrentam acusações de homicídio qualificado e tentativa de homicídio contra a assessora Fernanda Chaves, que sobreviveu ao ataque. Três deles também são acusados de fazer parte de uma organização criminosa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nas alegações finais apresentadas em maio de 2025, a PGR argumentou que as evidências coletadas confirmam que os irmãos Brazão foram os mandantes do assassinato, motivados por interesses torpes e com promessa de recompensa. A PGR também manteve as acusações de homicídio qualificado e tentativa de homicídio contra todos os réus.
A Primeira Turma do STF agora decidirá sobre a condenação ou absolvição dos acusados, que já se encontram presos preventivamente e alegam serem vítimas de injustiça. O julgamento começará com a leitura do relatório do ministro Alexandre de Moraes, que resumirá as investigações e as provas.
Após isso, o procurador-geral da República apresentará os argumentos da acusação, seguidos pelas defesas dos réus. Caso o julgamento não seja concluído no primeiro dia, uma sessão adicional está agendada para a manhã de quarta-feira, 25 de março de 2026.
Autor(a):
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.