Novo investidor assume controle da entidade catalã
O futebol na Espanha é agora administrado por empresas e adota o modelo de clubes ingleses.

O Espanyol anunciou, na segunda-feira (14), a venda do controle do futebol ao fundo de investimentos Velocity Sport Limited (VSL), sob a liderança do empresário Alan Pace. A transação foi resultado de um acordo do grupo RASTAR, principal acionista do clube.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O comunicado do Espanyol não apresenta os valores da negociação. Contudo, conforme reportado pelo jornal “Marca”, o futebol do clube foi vendido por cerca de 200 milhões de euros (mais de R$ 1,2 bilhão à cotação atual).
O Espanyol, atualmente, almeja atingir o mesmo patamar, tanto administrativo quanto esportivo, do Burnley, da Inglaterra. O clube inglês também possui seu futebol sob o controle do VSL.
Leia também:

Executivo de aplicativo de carros blindados afirma que a receita aumentou 30% a cada mês

Conselho do FGTS autoriza o pagamento de R$ 12,9 bilhões aos beneficiários

A Hyundai registra queda de 16% no lucro devido ao aumento de impostos nos EUA
Leia o comunicado divulgado pelo Espanyol, na íntegra.
O grupo RASTAR, principal acionista do RCD Espanyol, alcançou um acordo nas últimas horas com o grupo Velocity Sport Limited (VSL) de Matriu Anglesa, que também participará com acionistas norte-americanos para se tornar acionista desta holding e participar de uma aliança estratégica que colocará o RCD Espanyol no mesmo patamar do Burnley FC, o único clube deste grupo.
Assim, tanto o time tricolor quanto o inglês farão parte, de maneira independente, deste grupo de investimento que expande seus interesses ao poder compartilhar um clube na principal categoria da LaLiga e também na Premier League.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa fórmula de integração empresarial possibilita a coexistência de dois modelos de clubes históricos que atuam de forma autônoma, por ser a base de um grupo econômico unificado. O processo, com todos os acordos firmados, está pendente de oficialização e doação para os fins que não estão formalizados em todos os procedimentos administrativos.
A RASTAR não se separa do RCD Espanyol, mas sim as seis ações que passam a fazer parte deste novo veículo de investimento que terá participação em ambos os clubes. Da mesma forma, a RASTAR confirma, tanto nesta fase como na gestão, a firme convicção de que esta integração no grupo VSL lhe permitirá fortalecer tanto a estrutura econômica como desportiva do RCD Espanyol.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.