Novo estudo aponta que Wegovy diminui o risco de problemas cardiovasculares em 57% em comparação com Mounjaro

Estudo com mais de 21 mil pacientes demonstra benefício da medicação da Novo Nordisk.

01/09/2025 4:05

2 min de leitura

Novo estudo aponta que Wegovy diminui o risco de problemas cardiovasculares em 57% em comparação com Mounjaro
(Imagem de reprodução da internet).

A Novo Nordisk afirmou, no último domingo (31), que o medicamento para perda de peso Wegovy diminui o risco de infarto, acidente vascular cerebral ou óbito em 57% em comparação com as drogas rivais Mounjaro e Zepbound, da Eli Lilly.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foi realizada uma comparação no mundo real entre pacientes com sobrepeso ou obesos que apresentavam doenças cardiovasculares, porém sem diabetes.

Apesar de não ter sido um estudo controlado e randomizado, a Novo afirmou que os resultados indicam que os benefícios de proteção ao coração do Wegovy e de seu principal componente, a semaglutida, podem variar para diferentes medicamentos GLP-1, como a tirzepatida, o ingrediente ativo do Zepbound e do Mounjaro.

Leia também:

Em comparação com a tirzepatida, uma dose de 2,4 miligramas de Wegovy demonstrou uma redução considerável de 57% no risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e óbito associados a doenças cardiovasculares ou morte por qualquer causa durante um tratamento sem interrupções superiores a 30 dias, segundo a empresa farmacêutica dinamarquesa.

O número real de eventos cardiológicos adversos importantes foi reduzido para ambos os medicamentos – 15, ou 0,1%, dos pacientes em uso de Wegovy e 39, ou 0,4%, dos pacientes em uso de tirzepatida. A duração média do acompanhamento foi de 3,8 meses para o grupo do Wegovy e de 4,3 meses para o da tirzepatida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os dados, obtidos em mais de 21.000 pacientes e divulgados na reunião da Sociedade Europeia de Cardiologia em Madri, evidenciaram uma diminuição de 29% no risco cardiovascular e mortalidade por qualquer motivo em indivíduos que utilizavam Wegovy, quando comparados com aqueles que receberam tirzepatida, sem considerar interrupções no tratamento.

As descobertas podem impulsionar o Novo, que tem visto sua participação no mercado norte-americano para a Zepbound diminuir desde que se tornou a empresa mais valiosa da Europa no ano passado, graças ao aumento das vendas do Wegovy.

Atualmente, Zepbound e Wegovy lideram o mercado de emagrecimento, que previsões indicam possa alcançar US$150 bilhões até o início da década de 2030.

A Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, está avaliando uma formulação oral de alta dose do Wegovy para possível aprovação ainda em 2024. A Novo informou que o medicamento auxiliou adultos com sobrepeso ou obesidade a reduzir 15% do seu peso em um estudo clínico de fase final.

Estudos do mundo real não conseguem demonstrar relações de causa e efeito como os ensaios clínicos randomizados. Outras limitações do estudo incluem a duração curta do acompanhamento.

Ozempic e Wegovy podem diminuir o risco de câncer, de acordo com estudo.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)