Novas regras do Contran impactam autoescolas e afetam 50 mil trabalhadores. Ygor Valença alerta sobre demissões e mudanças na obtenção da CNH.
As recentes mudanças do Contran para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já estão gerando impactos significativos no setor de autoescolas. A implementação da nova medida ocorrerá nesta terça-feira (9). De acordo com Ygor Valença, presidente da Federação Nacional das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores (Feneauto), cerca de 50 mil pessoas estão sendo afetadas pelas novas diretrizes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Embora a norma ainda não tenha sido publicada no Diário Oficial da União (DOU), Valença alerta que várias demissões já ocorreram, e muitos funcionários estão em aviso prévio. O setor é composto por aproximadamente 15 mil empresas. Segundo Valença, entre os 50 mil trabalhadores impactados, 30 mil são diretores gerais.
Além disso, Valença menciona que muitas pessoas aguardam a nova regra que permitirá a obtenção da habilitação sem a necessidade de vínculo com uma autoescola. “Motos e carros estão parados em diversas autoescolas pelo Brasil”, acrescenta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) indicam que 20 milhões de brasileiros e outros 30 milhões já têm idade para obter a CNH, mas não o fazem devido à falta de recursos financeiros.
Autor(a):
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.