Logo Hora do Benefício
Logo Hora do Benefício
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos! 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌).


Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
  1. Home
  2. Rio de Janeiro
  3. Novas galinhas da Angola sucumbiram à gripe aviária no BioParque do Rio

Novas galinhas da Angola sucumbiram à gripe aviária no BioParque do Rio

A empresa Parque informou, na terça-feira (22), que a morte de aves da raça Angola ocorreu devido à disseminação do vírus.

Por: Pedro Santana

23/07/2025 10:53

3 min de leitura

Novas galinhas da Angola sucumbiram à gripe aviária no BioParque do Rio
(Imagem de reprodução da internet).

Sete galinhas do Angolo faleceram por influenza aviária no BioParque do Rio de Janeiro, na última sexta-feira (18). A informação sobre a causa das mortes foi confirmada nesta terça-feira (22) pelo BioParque.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O parque comunicou as mortes na última sexta-feira, sem confirmar a contaminação. A DPMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente) solicitou o laudo de necropsia das aves e, após análise laboratorial das aves, foi detectada a infecção por influenza aviária.

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento também confirmou que as galinhas do BioParque do Rio estão contaminadas pelo vírus. O parque permanece fechado temporariamente desde a última sexta-feira (18) e retomará o atendimento ao público nesta quinta-feira (24).

Leia também:

Blog post image

Oruam e MC Pozo do Rodo: compreenda as distinções entre os dois casos

Blog post image

Verifique quais crimes Oruam foi acusado e consulte a legislação pertinente

Blog post image

Localizado laboratório para tráfico com 30kg de cocaína em operação na Maré

O resultado foi confirmado por exames conduzidos pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), do Ministério da Agricultura e Pecuária, em Campinas. A doença afetou algumas aves e os técnicos da Superintendência de Defesa Agropecuária Estadual implementaram as medidas necessárias para o controle e a prevenção do vírus.

A Sesap acompanha os colaboradores do BioParque que tiveram contato com as aves. Aproximadamente 15 indivíduos foram expostos às galinhas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O acompanhamento desses indivíduos iniciou em 17 de julho, podendo se estender por aproximadamente 10 dias. A identificação do local de residência dos expostos também é uma tarefa, visando repassar as informações para as vigilâncias municipais, conforme explicou a superintendente de Emergências em Saúde Pública da SES-RJ, Silvia Carvalho.

Ademais, sempre que surge a suspeita de uma nova galinha contaminada, a SES é acionada pela Secretaria Estadual de Agricultura para o acompanhamento.

A confirmação do caso reforça a importância do trabalho contínuo da equipe de Defesa Agropecuária na vigilância ativa e resposta imediata. Assegurar a segurança sanitária e fortalecer as medidas de prevenção são pontos chave, afirmou o secretário de Agricultura, Dr. Flávio.

Contaminação em humanos

Conforme a secretaria do estado, casos de transmissão do vírus H5N1 para humanos são raros. Contudo, se, durante o período de monitoramento do parque, alguma pessoa exposta apresentar sinais respiratórios, será instaurado um protocolo de caso suspeito humano, e ela permanecerá em isolamento em sua residência.

A febre aviária não é transmitida pelo consumo de carne ou ovos, contudo, de acordo com a secretaria, “a rápida detecção e contenção da doença é vital para proteger a saúde animal, humana e a economia do setor”.

Reabertura do parque

O parque opera de terça a domingo, das 8h às 18h. A entrada é gratuita. O uso das áreas de lazer, como brinquedos e quadras esportivas, é mediante o pagamento de uma taxa. Há

Em nota, o BioParque do Rio informou que, após a implementação de todas as medidas necessárias e a autorização dos órgãos competentes, o parque será reaberto ao público a partir desta quinta-feira (24), sem exceção da área da Savana Africana.

A área mencionada é onde todos os animais infectados estavam localizados e, portanto, permanecerá interditada por 14 dias, em conformidade com os protocolos de biossegurança.

O isolamento completo da área impactada, o acompanhamento clínico das aves, vistorias técnicas, o rastreamento e o controle de acesso de materiais e pessoas estão sendo implementados para viabilizar, em breve, a retomada das visitas. As ações são conduzidas pela Secretaria de Estado de Agricultura, em parceria com o Ministério da Agricultura e os profissionais técnicos do parque.

Fonte por: CNN Brasil

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
AngolaavesBioParqueprevenção
Foto do Pedro Santana

Autor(a):

Pedro Santana

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.

Imagem do post

Internacional

Comitê Olímpico dos EUA segue ordem de Trump e dispensa atletas trans de disputas femininas

23/07/2025 10:07 | 1 min de leitura

● Trump intensifica luta contra Lula, aponta jornal

23/07/2025 15:30 | 3 min de leitura

● Rússia e Ucrânia finalizaram negociações de paz na Turquia em tempo recorde

23/07/2025 16:11 | 1 min de leitura

● Sete partidos da base de Lula manifestam apoio ao STF em resposta a sanções impostas por Trump

23/07/2025 16:13 | 3 min de leitura

● Trump ameaça elevar tarifas para nações que não permitirem acesso aos EUA

23/07/2025 16:29 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!