A Nova Zelândia está avaliando o reconhecimento de um Estado palestino, declarou o ministro das Relações Exteriores, Winston Peters, na segunda-feira (11).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O governo do primeiro-ministro, Christopher Luxon, formalizará uma decisão e apresentará a estratégia do governo na Semana dos Líderes da ONU, declarou ele.
Diversos países, incluindo Austrália, Grã-Bretanha e Canadá, declararam nos últimos dias que reconhecerão um Estado palestino na Assembleia Geral da ONU em setembro.
LEIA TAMBÉM!
Peters declarou que, apesar de alguns países vizinhos da Nova Zelândia terem escolhido reconhecer um Estado palestino, a Nova Zelândia mantém uma política externa autônoma.
Peters declarou que a questão será analisada com atenção e que a ação será tomada em consonância com os princípios, valores e interesses da Nova Zelândia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O governo necessitava determinar se estavam sendo alcançados avanços suficientes para que os territórios palestinos se tornassem um Estado viável e legítimo, o que possibilitaria que a Nova Zelândia concedesse o reconhecimento.
Peters afirmou que a Nova Zelândia já havia esclarecido que o reconhecimento de um Estado palestino é uma questão de tempo, e não de caráter definitivo.
Fonte por: CNN Brasil