Nova Zelândia avalia o reconhecimento do Estado palestino, afirma ministro das Relações Exteriores

Austrália, França e Canadá já declararam o reconhecimento.

11/08/2025 7:15

1 min de leitura

Nova Zelândia avalia o reconhecimento do Estado palestino, afirma ministro das Relações Exteriores
(Imagem de reprodução da internet).

A Nova Zelândia está avaliando o reconhecimento de um Estado palestino, declarou o ministro das Relações Exteriores, Winston Peters, na segunda-feira (11).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governo do primeiro-ministro, Christopher Luxon, formalizará uma decisão e apresentará a estratégia do governo na Semana dos Líderes da ONU, declarou ele.

Diversos países, incluindo Austrália, Grã-Bretanha e Canadá, declararam nos últimos dias que reconhecerão um Estado palestino na Assembleia Geral da ONU em setembro.

Leia também:

Peters declarou que, apesar de alguns países vizinhos da Nova Zelândia terem escolhido reconhecer um Estado palestino, a Nova Zelândia mantém uma política externa autônoma.

Peters declarou que a questão será analisada com atenção e que a ação será tomada em consonância com os princípios, valores e interesses da Nova Zelândia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governo necessitava determinar se estavam sendo alcançados avanços suficientes para que os territórios palestinos se tornassem um Estado viável e legítimo, o que possibilitaria que a Nova Zelândia concedesse o reconhecimento.

Peters afirmou que a Nova Zelândia já havia esclarecido que o reconhecimento de um Estado palestino é uma questão de tempo, e não de caráter definitivo.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)