Nova York Registra Mortes Durante Onda de Frio
O prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, anunciou nesta segunda-feira (2) que 13 moradores da cidade perderam a vida devido à intensa onda de frio que atinge a região. As mortes foram, até o momento, atribuídas a casos de hipotermia. Além disso, outras três mortes foram relacionadas a overdoses de drogas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo Mamdani, nenhuma das vítimas estava vivendo em acampamentos improvisados no momento do falecimento, embora várias delas já tivessem utilizado o sistema de abrigos da cidade. “O maior perigo do frio persistente é para os nova-iorquinos vulneráveis que permanecem expostos às intempéries”, destacou o prefeito.
Medidas de Apoio e Abrigos
O prefeito enfrenta pressão para aumentar os recursos e o número de assistentes sociais, com o objetivo de ajudar as pessoas em situação de rua, incluindo aquelas que se recusam a sair. Desde o início da onda de frio, mais de 930 pessoas foram encaminhadas para abrigos, sendo 18 retiradas involuntariamente das ruas por apresentarem risco a si mesmas ou à população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A cidade também ampliou as unidades móveis de aquecimento, agora contando com uma frota de 20 ônibus equipados com equipes médicas. Mamdani orientou a criação de unidades adicionais de abrigo com cômodos individuais, visando atender aqueles que preferem não ficar em locais coletivos.
A onda de frio, que já dura mais de uma semana, trouxe temperaturas congelantes, resultando em acúmulo de neve e gelo nas ruas, gerando frustração entre os moradores.
