A conclusão da rota de integração que liga Manaus e outras cidades do Amazonas ao Oceano Pacífico está prevista para setembro, conforme informou a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O projeto, denominado Rota Amazônica, é parte do plano de integração Sul-Americana e conecta o Brasil aos portos de Manta, no Equador, Chancay e Paita, no Peru, e ao porto de Tumaco, na Colômbia.
O porto de Chancay representa, inclusive, um dos maiores investimentos em infraestrutura da China na América Latina.
LEIA TAMBÉM!
A ministra espera que a inauguração da rota diminua em até 10 dias o tempo de envio de exportações brasileiras para a China, principal parceiro comercial do Brasil.
As declarações foram apresentadas em audiência pública na Câmara dos Deputados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A China, principal importadora de produtos agrícolas do Brasil, tem mostrado interesse em consolidar e otimizar o comércio com o país.
Em segunda-feira (7), o governo brasileiro firmou um memorando de entendimento com o país asiático para avaliar a possibilidade de um novo corredor ferroviário bioceânico. A sugestão consiste em examinar a viabilidade da construção de uma ferrovia que conecte o porto de Ilhéus, na Bahia, ao porto de Chancay, no Peru.
A ministra afirmou que somente os estudos de viabilidade demandariam entre 18 e 20 meses. Em caso de conclusão positiva, a execução da obra seria responsabilidade do governo seguinte.
Fonte por: CNN Brasil