A inauguração da nova Ponte Juscelino Kubitschek, que liga os estados do Maranhão e Tocantins, ocorreu nesta segunda-feira, 22 de dezembro de 2025. A entrega da estrutura marca um importante recomeço para as cidades de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), regiões que há anos enfrentavam dificuldades de acesso.
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A ponte, com 630 metros de extensão, foi construída pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) com um investimento de aproximadamente R$ 172 milhões.
Detalhes da Construção e Segurança
A nova ponte possui duas faixas de rolamento, acostamentos, barreiras de proteção e uma área de passagem para pedestres. Antes da inauguração, foram realizadas cerca de 20 horas de testes estruturais para garantir a segurança do tráfego. Fábio Nunes, diretor de Infraestrutura Rodoviária do Dnit, explicou que esses testes foram cruciais para assegurar a estabilidade da nova estrutura.
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Investigações Sobre o Desabamento da Ponte Original
O desabamento da antiga Ponte Juscelino Kubitschek, ocorrido em 22 de dezembro de 2024, continua sob investigação. Um laudo da Polícia Federal, divulgado em julho, aponta como causas principais a sobrecarga da estrutura, deformação do concreto, perda da capacidade de resistência e acúmulo de veículos no local.
O documento também ressalta que a decisão de manter um tráfego superior ao projetado ao longo das décadas contribuiu para o problema, com o Dnit sendo o responsável pela operação da ponte.
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Resposta do Dnit e Ações de Investigação
O Dnit informou que está colaborando ativamente com as investigações e que uma Investigação Preliminar Sumária foi aberta na Corregedoria para apurar as causas do colapso. Além disso, o departamento contratou o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo para produzir um relatório externo que deverá identificar as causas do acidente.
A Agência Brasil tentou obter informações do Ministério Público Federal e da Polícia Federal, mas não recebeu resposta até o momento da publicação da reportagem.
