A maior e mais dispensa da Rota Bioceânica, que unirá o Brasil ao Paraguai, encontra-se em fase avançada de construção no Pantanal. A ponte, com investimento superior a US$ 100 milhões, conectará Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, a Carmelo Peralta, no Paraguai, com previsão de término em 2026.
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O assunto é tratado na série da CNN Brasil Rota Bioceânica: Brasil rumo ao Pacífico, exibida no CNN Prime Time, produzida pelo analista Caio Junqueira e pelo cinegrafista Djalma Sena.
Com 75% da obra concluídos, a estrutura demonstra dimensões notáveis: totalizam 1.294 metros de extensão e 21 metros de largura, abrangendo viadutos de acesso e um trecho estaiado com torres de 125 metros de altura. A ponte representará a terceira ligação entre os dois países.
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Obras Complementares e seu Impacto Logístico
Para assegurar o perfeito funcionamento da ponte, estão em curso as obras de acesso, que abrangem 13 quilômetros e possuem um custo estimado de R$ 425 milhões. A complexidade do projeto decorre da necessidade de construção sobre áreas alagadiças. A previsão é que 250 caminhonetes utilizem a travessia diariamente após a sua conclusão.
A cidade de Porto Murtinho, com 15 mil habitantes, está se preparando para ser um centro logístico relevante. O município possui um novo plano diretor que busca reorganizar sua infraestrutura nos próximos dez anos, incluindo a criação de uma área de serviços destinada a atender o tráfego da rota.
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Transformação e Desenvolvimento Regional
A previsão é que a população de Porto Murtinho se triple com a vinda de colaboradores da alfândega, agentes de segurança e o incremento do movimento de pessoas. O município já atrai investidores devido à sua localização estratégica na bacia do rio Plata, contando com um porto privado que ampliará suas atividades com a abertura da rota.
A obra representa uma mudança notável para a região, que historicamente funcionava como um ponto de término da logística nacional. Com o corredor bioceânico, a área se tornará um importante centro logístico, simplificando as conexões comerciais entre o Brasil e os países do Pacífico.
Fonte por: CNN Brasil
