Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros Esportes
  3. Nova metodologia de testes de dopagem causa incertezas antes do Campeonato Mundial de Atletismo

Nova metodologia de testes de dopagem causa incertezas antes do Campeonato Mundial de Atletismo

Corredores do Canadá e da França competem contra o relógio para obter resultados válidos para a World Athletics.

Por: Júlia Mendes

15/08/2025 16:50

5 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Atletas do Canadá e da França têm dificuldades em atender à exigência da World Athletics de realizar testes genéticos que comprovem o sexo biológico, em face da proximidade do prazo final em 1º de setembro para participação no Campeonato Mundial de Atletismo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A atleta canadense foi comunicada de que os testes genéticos recentes não cumpriram os critérios definidos pela organização máxima do atletismo mundial, sendo necessária a repetição do exame com urgência.

A Athletics Canada contratou a Dynacare para conduzir os testes do gene SRY — utilizados na determinação do sexo biológico — durante o Campeonato Nacional recente. Contudo, em e-mail enviado esta semana aos atletas, e obtido pela agência Reuters, a federação afirmou que a Dynacare “nos informou que os kits de teste fornecidos não estavam em conformidade com os padrões exigidos”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O diretor-executivo da Athletics Canada, Mathieu Gentes, declarou na sexta-feira que a entidade “está fazendo tudo ao seu alcance, em benefício dos atletas, para garantir que cumprimos o prazo estabelecido pela World Athletics”. “Trata-se de uma situação em constante evolução, que estamos enfrentando em tempo real”, afirmou. “Estamos trabalhando em soluções para apoiar atletas localizados em diferentes partes do mundo”.

O governo canadense informou que a Dynacare já está enviando novos kits de teste às atletas residentes no Canadá e nos Estados Unidos, incluindo os locais autorizados para a realização das coletas.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Marcus D’Almeida Brilha e Conquista Bronze na Copa do Mundo de Tiro com Arco em Nîmes!

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Brasil brilha e conquista a Copa do Mundo de Kings League ao vencer Chile por 6 a 2!

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Sarah Porter é retirada da Montane Winter Spine após ameaças de morte; entenda o caso!

Na França, a situação é ainda mais delicada. A Federação Francesa de Atletismo (FFA) pretendia realizar os testes durante o campeonato nacional, mas foi impedida após os Ministérios da Saúde e do Esporte declararem que tais procedimentos são ilegais no país, conforme a Lei de Bioética Francesa, em vigor desde 1994.

“Desta forma, nada foi feito”, declarou a FFA, em comunicado enviado à Reuters. “A federação confia na capacidade da World Athletics de encontrar rapidamente uma solução e assegurar que as atletas francesas possam competir em condições ideais nas competições internacionais.”

A diretora de Projetos Especiais da World Athletics, Jackie Brock-Doyle, declarou que a organização está cooperando com a FFA para garantir que as atletas francesas possam realizar os testes em competições fora da França ou em campos de treinamento anteriores ao Mundial.

De acordo com Brock-Doyle, a World Athletics está em contato com as federações da Polônia, Bélgica e Suíça para permitir a realização de testes nas atletas que participarem das quatro etapas restantes da Liga Diamante nesses países.

Aprovado em março.

A necessidade de realizar um teste para confirmar se uma atleta é biologicamente do sexo feminino foi aprovada em reunião do conselho da World Athletics em março deste ano.

“Todas as federações sabiam, desde março, que introduziríamos o teste do gene SRY”, afirmou Brock-Doyle à Reuters. “Durante a coletiva de imprensa, fomos questionados se isso já valeria para o Campeonato Mundial, e dissemos que sim, essa era nossa intenção.”

A ocasião viu o presidente da World Athletics, Sebastian Coe, afirmar: “O processo é bastante direto, francamente muito claro, e é de grande importância. Iremos selecionar um provedor de testes e trabalhar nos prazos.”

Os detalhes específicos do teste foram divulgados em 31 de julho. Em declaração, Coe justificou a medida como crucial para a equidade no esporte: “É extremamente importante, em um esporte que busca constantemente atrair mais mulheres, que elas tenham a certeza de que não há um teto biológico invisível. O teste de verificação do sexo biológico é um passo fundamental para garantir isso.”

Brock-Doyle declarou que a World Athletics não tem receio de que atletas femininas sejam excluídas do Mundial, agendado para 13 a 21 de setembro em Tóquio, devido à não realização dos testes dentro do prazo determinado.

A estimativa é que entre 40% e 50% das atletas já tenham sido testadas. A dirigente afirmou que aquelas que completarem o exame, mas ainda aguardarem o resultado após o prazo, poderão competir normalmente no Japão. “Nem todos os resultados estarão disponíveis a tempo, pois em alguns países o processamento pode levar duas ou três semanas”.

Serão analisados posteriormente os resultados adversos e o possível impacto no desempenho dessas atletas no campeonato.

Por fim, Brock-Doyle contestou críticas de que os regulamentos sobre testes genéticos foram implementados de maneira precipitada. “Seria preferível se tivéssemos tido um tempo adicional? Possivelmente. Contudo, optamos pelo Mundial devido à sua reunião de mais de 80% das atletas de ponta do nosso esporte.”

O F1 lista os 20 melhores pilotos da história, com apenas um brasileiro.

Fonte por: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
atletas femininascampeonato mundial de atletismoregulamentos testes genéticossexo biológicoteste SRYtestes de dopagemWorld Athletics
Foto do Júlia Mendes

Autor(a):

Júlia Mendes

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.

Imagem do post

Macroeconomia

Ibram busca projetos brasileiros para atrair investidores canadenses na PDAC 2026!

03/02/2026 3:05 | 1 min de leitura

● Gustavo Petro e Donald Trump se encontram na Casa Branca após ano de tensões entre Colômbia e EUA

03/02/2026 6:45 | 2 min de leitura

● Executivos da MRV se Reúnem em Belo Horizonte para Debater Futuro do Mercado Imobiliário

03/02/2026 3:25 | 1 min de leitura

● Ian McKellen Chocado com o Carinho do Público e Surpresa em "Vingadores: Doutor Destino"

03/02/2026 7:05 | 1 min de leitura

● Artemis II: A Missão que Levará Astronautas de Volta à Lua em 2026!

03/02/2026 3:37 | 3 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!