Uma nova espécie de anfíbio do Jurássico, a Nabia civiscientrix, foi descoberta em Portugal! Conheça os detalhes dessa fascinante descoberta paleontológica.
Uma nova espécie de anfíbio do Período Jurássico, denominada Nabia civiscientrix, foi identificada na região da Lourinhã, em Portugal. Os fósseis, de pequeno porte, foram encontrados durante uma pesquisa conduzida pelo paleontólogo Alexandre Guillaume.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O estudo foi publicado no Journal of Systematic Palaeontology.
O material que possibilitou a descrição da nova espécie foi coletado com o auxílio de um projeto de Ciência Cidadã, realizado no Parque dos Dinossauros de Lourinhã e no Museu da Lourinhã. Segundo informações da CNN Portugal, a Nabia civiscientrix é o anfíbio mais antigo do seu tipo já encontrado em Portugal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A espécie possui menos de cinco centímetros de comprimento e apresenta um sistema de alimentação com língua balística, semelhante ao dos camaleões modernos. A Nabia civiscientrix viveu há 150 milhões de anos, durante o Jurássico, um período bem documentado, embora as criaturas que habitavam o solo ainda sejam pouco conhecidas, conforme explicou o paleontólogo da Universidade Nova de Lisboa (UNL) e do Museu da Lourinhã.
Os fósseis encontrados na Lourinhã foram enviados para a Inglaterra, onde passaram por uma microtomografia computadorizada em Londres, sob a supervisão dos professores Marc Jones, do Museu de História Natural de Londres, e Susan Evans, da University College London.
Alexandre Guillaume destacou que, até recentemente, os estudos focavam em um número restrito de ossos facilmente reconhecíveis. Isso se deve à falta de espécimes completos e articulados, o que dificultava a identificação de vários ossos. Com a nova descoberta, os pesquisadores propuseram um conjunto atualizado de dados morfológicos para análises futuras, incorporando novas características e revisando as já existentes.
Esses avanços representam um dos principais resultados do trabalho, permitindo uma compreensão mais abrangente da diversidade de anfíbios do passado.
Autor(a):
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.