A Volkswagen destinará R$ 3,3 bilhões para produzir a nova geração da Amarok na Argentina a partir de 2027. Trata-se de um avanço significativo para a picape média, lançada no país em 2010 e que sofreu poucas alterações desde então. O produto chegará à região com design desenvolvido no Brasil.
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O projeto da nova Amarok, denominado “Patagonia”, adotará uma estratégia parecida à da Fiat, mas com os devidos cuidados para atender o público de picapes no Brasil. Isso porque a Volkswagen aproveitará um produto já existente na China, como a Stellantis fez com a Fiat Titano e o Peugeot LandTrek.
A Amarok utilizará a plataforma da Maxus T90, criada pela chinesa Saic Motors em parceria com a VW.
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A marca alemã, contudo, irá adotar um novo plano: o design da Amarok 2028 será criado no Brasil, sob chefia José Carlos Pavone, head de Design da Volkswagen e criador do Nivus e Tera, entre outros produtos. Com isso, a Amarok não será uma simples cópia da picape chinesa, mas um carro completamente novo por dentro e por fora. As dimensões devem crescer, aproximando-se da Ford Ranger e superando a Toyota Hilux em comprimento e entre-eixos.
O motor 3.0 V6 deve ser mantido, mas a VW deverá apostar também em versões híbridas. A geração atual da Amarok seguirá em produção na planta em General Pacheco, Argentina, até a chegada do novo modelo. Ao longo dos últimos 15 anos, a Volks fabricou mais de 770 mil picapes na unidade.
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A Argentina tem se mostrado peça fundamental na estratégia regional da Volkswagen, e este investimento reforça nossa confiança em suas competências industriais. O novo modelo de picape estabelecerá um novo patamar no segmento, unindo desempenho, inovação e sustentabilidade, afirma Alexander Seitz, Presidente Executivo da Volkswagen na América do Sul.
A previsão é que o novo modelo Amarok terá dimensões superiores às da geração anterior. A Maxus T90, modelo que servirá como referência, apresenta 5,37 metros de comprimento, 3,16 metros de entre-eixos, 1,90 metros de largura e 1,85 metros de altura.
Essas características a colocam acima de uma Toyota Hilux e próximas da Ford Ranger, o que sugere uma picapet com mais espaço interno e capacidade de carga aprimorada. O modelo chinês possui uma versão elétrica, porém essa modalidade de motorização foi descartada.
Fonte por: CNN Brasil