Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Mundo
  3. Notícias falsas sobre Brigitte Macron ser transgênero ganham força após decisão judicial ser interpretada por teóricos da conspiração

Notícias falsas sobre Brigitte Macron ser transgênero ganham força após decisão judicial ser interpretada por teóricos da conspiração

A instância judicial, contudo, considerou que a alegação de transexualidade, isoladamente, não se enquadra como uma afronta à honra ou à imagem.

Por: Júlia Mendes

24/07/2025 21:53

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A decisão do Judiciário francês de absolvê duas mulheres acusadas de espalhar o boato de que Brigitte Macron seria uma mulher trans foi rapidamente utilizada por grupos conspiracionistas como uma suposta “confirmação” da teoria, apesar da corte não ter reconhecido a veracidade da alegação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em meados de julho, o Tribunal de Apelação de Paris absolvveu Natacha Rey e Amandine Roy, acusadas de difamação por divulgar a teoria de que Brigitte Macron seria uma mulher trans. A decisão, contudo, não confirmou a alegação. Segundo o advogado especializado em direito da imprensa Christophe Bigot, “essas absolvições não podem, de forma alguma, ser interpretadas como reconhecimento da veracidade dos fatos alegados”.

A corte decidiu que a acusação de transgeneridade, por si só, não configura ofensa à honra ou à reputação. “A Justiça não disse que as ré estavam certas, apenas que o conteúdo das declarações não se enquadra como crime”, explicou Bigot. A corte também rejeitou as acusações de falsificação de documentos e de um suposto “casamento fraudulento” entre Brigitte Macron e seu primeiro marido, considerando que os documentos apresentados pela parte civil desmantelam a argumentação das ré.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A única parte do processo em que a corte reconheceu difamação foi a que envolvia a acusação de que Brigitte Macron teria cometido abuso de menor ao iniciar um relacionamento com Emmanuel Macron, então seu aluno. No entanto, as réus foram absolvidas com base na boa-fé, já que, segundo a corte, ambas “não são profissionais da informação” e se basearam em reportagens sobre o relacionamento entre o jovem estudante de 16 anos e sua professora de teatro de 39.

Brigitte Macron, seu irmão e o Ministério Público interpelaram o Tribunal de Casamento.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Reino Unido impõe 90 novas sanções à infraestrutura petrolífera da Rússia e terminais na China

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Venezuela denuncia EUA por facilitar narcotráfico no Caribe e ignora o Pacífico

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Cortes de financiamento podem deixar 13,7 milhões em fome extrema, alerta PMA sobre Haiti, Somália e Sudão

Além das ações na França, o casal presidencial também recorreu à Justiça dos Estados Unidos. Brigitte e Emmanuel Macron moveram uma ação contra a influenciadora conservadora Candace Owens, que possui milhões de seguidores nas redes sociais X (antigo Twitter) e YouTube. O processo, com 218 páginas, foi apresentado no Tribunal Supremo do estado de Delaware e solicita um julgamento com júri, além de indenizações punitivas.

Após receberem repetidos pedidos, o casal Macron ingressou com a ação contra Owens, que ignorou a solicitação de remoção de declarações falsas e difamatórias presentes na série de vídeos e podcasts intitulada Becoming, composta por oito episódios.

A campanha de difamação promovida por Owens foi claramente planejada para nos assediar, causar sofrimento a nós e às nossas famílias, e atrair atenção e notoriedade, afirmaram Brigitte e Emmanuel Macron. Demos a ela todas as oportunidades para recuar dessas alegações, mas ela se recusou. Nossa esperança sincera é que este processo judicial restabeleça a verdade e ponha fim, de uma vez por todas, a essa campanha de difamação.

A ação acusa Owens de utilizar sua plataforma para disseminar “mentiras devastadoras e comprovadamente falsas” sobre o casal, incluindo alegações de que Brigitte Macron teria nascido homem, que ela e Emmanuel seriam parentes consanguíneos e que o presidente francês teria sido escolhido por um programa de controle mental operado pela CIA.

“Se existe um caso claro de difamação, é este”, afirmou o advogado Tom Clare, que representa o casal presidencial.

A primeira-dama francesa se junta a um grupo de mulheres públicas que já foram alvo de campanhas de desinformação transfóbica, como Michelle Obama, Kamala Harris e Jacinda Ardern.

A estratégia, frequente em ambientes digitais polarizados, visa desconstruir a reputação de mulheres influentes através de ataques à sua identidade de gênero, uma tática que combina preconceito de gênero, transfobia e teorias conspiratórias.

Fonte por: Carta Capital

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Brigitte Macrondifamaçãomulher transnotícias falsasteoria da conspiração
Foto do Júlia Mendes

Autor(a):

Júlia Mendes

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.

Imagem do post

Política

Eduardo Bolsonaro defende viagem aos EUA mesmo após anúncio de perda de mandato

18/12/2025 21:17 | 1 min de leitura

● Governo Lula cede e aceita CPMI do INSS após prisão de senador; escândalo gera crise política!

18/12/2025 22:09 | 1 min de leitura

● Mata-Mata da Conference League: Conheça os 24 times que avançaram para a fase decisiva!

18/12/2025 22:11 | 1 min de leitura

● Gustavo Petro Rejeita Autoridade de Maduro sobre Forças Armadas da Colômbia em Tensão Regional

18/12/2025 22:53 | 2 min de leitura

● Vôlei Renata avança às semifinais do Mundial de Clubes; Praia Clube é eliminado!

18/12/2025 22:55 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!