Deputado declara que a oposição pretende conceder anistia a réus dos atos de 8 de janeiro e contesta a atuação de Alexandre de Moraes.
Nikolas Ferreira expressou seu apoio à anistia para os envolvidos nos eventos de 8 de janeiro de 2023 e criticou a atuação de Alexandre de Moraes. Em entrevista à CNN, o deputado apresentou três argumentos centrais da oposição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ferreira argumenta que a anistia aos condenados pelos fatos de 8 de janeiro deve ser aplicada, considerando que tal medida já foi anteriormente oferecida a outros grupos, inclusive em situações que, em suas palavras, incluíram “crimes de terrorismo”.
Ferreira também questionou os critérios aplicados nos julgamentos dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Ele argumentou que houve tratamento diferenciado em situações parecidas ocorridas anteriormente, quando manifestantes de diferentes orientações políticas invadiram locais semelhantes sem enfrentar consequências legais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O parlamentar também discutiu a questão do foro privilegiado, defendendo sua extinção. Ele alegou que, na atualidade, essa prerrogativa não cumpre sua finalidade original de proteger os parlamentares. Ferreira questionou, em particular, por que os casos relacionados ao 8 de janeiro estão sendo julgados pelo Supremo Tribunal Federal.
O deputado criticou as manobras nos processos judiciais, indicando desigualdade no tratamento de casos distintos. Ele afirmou que certos cenários são direcionados ao STF, enquanto outros permanecem em primeira instância, questionando os critérios para essas decisões.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.