Mercado Asiático Reage à Força da Tecnologia em Wall Street
As bolsas da Ásia e do Pacífico encerraram a sessão de sexta-feira (3) com ganhos significativos, impulsionados pela forte demanda por ações de tecnologia em Nova York, que levaram os principais índices acionários de Nova York a novos recordes. O apetite por risco na região se refletiu em um desempenho positivo, apesar de eventos políticos nos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O índice japonês Nikkei avançou 1,85% em Tóquio, atingindo uma nova máxima histórica de 45.769,50 pontos. A gigante industrial e de eletrônicos Hitachi se destacou com um ganho de 10,26%, após estabelecer uma parceria com a OpenAI, seguindo o exemplo das empresas sul-coreanas Samsung Electronics e SK Hynix.
Eventos Políticos nos EUA em Segundo Plano
O futuro político do Japão também esteve em evidência, com o partido governista definindo escolher um novo líder e, consequentemente, um novo primeiro-ministro, após a derrota na eleição parlamentar de julho. A atenção aos acontecimentos nos Estados Unidos, com a paralisação do governo Trump em curso, perdeu relevância em relação ao otimismo do mercado asiático.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desempenho Regional Variado
Em Taiwan, o Taiex registrou um ganho de 1,45%, fechando em 26.761,06 pontos. Na Oceania, a bolsa australiana também apresentou resultados positivos, com o S&P/ASX 200 em Sydney subindo 0,46% até 8.987,40 pontos.
Hang Seng em Queda e Mercados Chineses Fechados
A exceção na região asiática foi o Hang Seng, que caiu 0,54% em Hong Kong, fechando em 27.140,92 pontos. Nos mercados da China continental e da Coreia do Sul, as negociações foram suspensas devido a feriados. O desempenho global foi motivado pelo entusiasmo com a inteligência artificial (IA).
