Newcastle United denuncia agressões a torcedores na França
O Newcastle United declarou que a polícia francesa “agrediu indiscriminadamente” vários de seus torcedores, utilizando spray de pimenta, cassetetes e escudos durante a escolta dos visitantes para fora do estádio, após a partida da Champions League na terça-feira (25).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em um comunicado emitido nesta quinta-feira (27), o clube da Premier League informou que apresentará queixas formais à Uefa, ao clube anfitrião e à polícia francesa sobre o uso “desnecessário e desproporcional” da força contra seus torcedores.
O Newcastle relatou que havia um plano para retirar 500 torcedores por vez. No entanto, assim que o primeiro grupo foi liberado, a polícia começou a agir de forma excessiva, dificultando a movimentação do restante dos torcedores. “A ação foi realizada com o uso de spray de pimenta, cassetetes e escudos, resultando em agressões indiscriminadas contra diversos torcedores”, afirmou o clube.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Muitos torcedores estavam visivelmente angustiados, especialmente na área superior do setor visitante, onde ocorreram situações de esmagamento.
A polícia francesa, o Olympique de Marselha e a Uefa não comentaram imediatamente quando foram contatados pela Reuters. Torcedores que deixavam o estádio manifestaram sua raiva e frustração com a situação, conforme relatado pelo Newcastle. O clube afirmou que solicitará uma investigação formal à Uefa, ao Olympique de Marselha e às autoridades locais para que lições sejam aprendidas e que episódios semelhantes não se repitam.
LEIA TAMBÉM!
O Newcastle continua em contato com a Unidade de Policiamento de Futebol do Reino Unido (UKFPU) enquanto coleta provas em nome de seus torcedores. Atualmente, o Newcastle ocupa a posição com nove pontos em cinco jogos, e seu próximo confronto será contra o Bayer Leverkusen no dia 10 de dezembro.
