O vereador de Belo Horizonte, Pedro Rousseff, publicou uma foto com uma tornozeleira falsa e escreveu: “Deus acima de tudo. Tornozeleira abaixo do joelho”.
O vereador de Belo Horizonte Pedro Rousseff (PT-MG), sobrinho da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), criticou o uso de tornozeleira eletrônica pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está sob medidas cautelares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pedro escreveu no Instagram: “Deus acima de tudo. Tornozeleira abaixo do joelho”. Compartilhou uma foto usando uma tornozeleira falsa durante a 26ª Parada LGBTQIA+ da capital mineira, que ocorreu no domingo (20.jul.2025).
A PF (Polícia Federal) executou mandados de busca e apreensão contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), além de medidas cautelares, incluindo a prisão, em Brasília. Os mandados foram autorizados pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e cumpridos na residência do ex-presidente e em locais ligados ao Partido Liberal, partido de Bolsonaro.
Bolsonaro está réu em ação penal no STF (Supremo Tribunal Federal) que investiga seu envolvimento no núcleo central da tentativa de golpe de Estado em 2022.
São as determinações judiciais aplicadas ao ex-presidente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alegou que Bolsonaro “alimentou diretamente a insatisfação e o caos social” após sua derrota eleitoral para o atual chefe do Executivo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segue a íntegra (PDF – 5,4 MB).
Se condenado pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio público e deterioração do patrimônio tombado, a pena pode ultrapassar os 40 anos de prisão.
Em 2023, o ex-presidente foi condenado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Ele permanece inelegível até 2030. Declarou que os processos visam tirá-lo da disputa política devido ao seu desempenho favorável em pesquisas de intenção de voto. Alegou que, em 2022, quando concorreu à reeleição, o TSE “pesou contra” ele.
Compreenda a determinação de Moraes que determina o uso de tornozeleira eletrônica por Bolsonaro. Assista (1min57s):
Em nota, a defesa de Bolsonaro afirmou ter recebido com surpresa e indignação a imposição de medidas cautelares severas contra o ex-presidente e que ainda não teve acesso à decisão de Moraes.
Aqui está a íntegra da nota:
A defesa do ex-Presidente Jair Bolsonaro manifestou surpresa e indignação com a imposição de medidas cautelares severas contra ele, que até o presente momento sempre obedeceu às determinações do Poder Judiciário.
A defesa se manifestará oportunamente, após analisar a decisão judicial.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.