Neon de LED? Compreenda o fenômeno que se manifestou em Santa Catarina
A ocorrência, que não é rara na área, é causada pela bioluminescência, fenômeno no qual organismos vivos emitem luz azulada.

Vídeos divulgados nas redes sociais nesta semana apresentam o mar da praia de Porto Belo, em Santa Catarina, próximo a Balneário Camboriú e Bombinhas, com ondas neon durante a noite. O fenômeno não é tão raro na região, sendo causado pela bioluminescência, que ocorre quando organismos vivos emitem luz azulada. No ano anterior, registros semelhantes foram feitos na área também em julho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme estudo do Laboratório de Sistema Bioluminescentes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a bioluminescência ocorre em diversos organismos vivos (bactérias, fungos, algas, celenterados, moluscos, artrópodes, peixes), notadamente no ambiente marinho. O fenômeno é resultado de reações químicas exotérmicas, onde moléculas denominadas “luciferinas” são oxidadas pelo oxigênio, gerando moléculas eletronicamente excitadas que decaem e emitem luz. “Serve principalmente para finalidades de comunicação biológica”, afirma o laboratório.
Publicado por Luisa Cardoso *Com informações do Estadão Conteúdo
Leia também:

Defesa destaca a preferência do relato de Mauro Cid, o delator considerado mentiroso

Brasil conquista vitória sobre a Argentina na VNL

A Conmebol erra e mistura os goleiros do Vasco na divulgação
Fonte por: Jovem Pan
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.