Navio de guerra americano encalha no Canal do Panamá

Navio se aproxima do Caribe, ao mesmo tempo em que Washington mobiliza forças militares para combater os cartéis de drogas da América Latina.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Um navio de guerra americano ancorou no Canal do Panamá nesta sexta-feira (29), em meio ao aumento do esforço naval americano no sul do Caribe para combater organizações criminosas de tráfico de drogas na América Latina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O aumento significativo da presença naval americana no Caribe e em suas proximidades gerou dúvidas em Caracas e nos Estados Unidos: a ação visa combater organizações criminosas, como o governo Trump indicou, ou possui outros propósitos?

A Marinha dos EUA e a Força de Fuzileiros Navais estão enviando sete navios de guerra e um submarino de ataque nuclear à região, com mais de 4.500 militares a bordo.

LEIA TAMBÉM!

O presidente americano, Donald Trump, afirmou que o combate aos cartéis de drogas é um objetivo central de seu governo. Autoridades americanas informaram à Reuters que os esforços militares visam combater o tráfico na região.

Stephen Miller, vice-chefe de gabinete da Casa Branca, afirmou que o incremento nas forças armadas visava “combater e desmantelar organizações de tráfico de drogas, cartéis criminosos e organizações terroristas estrangeiras em nosso hemisfério”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não está claro exatamente como a presença militar dos EUA interromperia o tráfico de drogas.

Principalmente, o tráfico marítimo de drogas é direcionado para os Estados Unidos pelo Pacífico, e não pelo Atlântico, onde se encontram as forças americanas, além de grande parte do que chega pelo Caribe ser transportada por voos ilegais.

O governo venezuelano acredita que ele é o principal alvo.

No início de agosto, os Estados Unidos dobraram sua recompensa por informações que levem à prisão do presidente venezuelano Nicolás Maduro para US$ 50 milhões, em face de acusações de tráfico de drogas e ligações com grupos criminosos.

O ministro do Interior, Diosdado Cabello, e o embaixador do país nas Nações Unidas, Samuel Moncada, afirmaram que os Estados Unidos representam uma ameaça ao país com o envio de forças navais, infringindo tratados internacionais.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Sair da versão mobile