A Nasa está prestes a fazer história com a missão Artemis II, que levará astronautas a uma viagem orbital ao redor da Lua. Descubra os detalhes!
Após mais de 50 anos sem enviar astronautas para a Lua, a Nasa está prestes a realizar um feito histórico com a missão Artemis II, programada para ser lançada nesta semana. O ensaio geral, que simulou a contagem regressiva e incluiu o abastecimento do foguete SLS (Space Launch System), ocorreu no Kennedy Space Center nesta segunda-feira (2).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Embora a missão represente um retorno à Lua, os astronautas da Artemis II não pousarão no satélite. Eles entrarão na órbita lunar antes de retornar à Terra. A pergunta que surge é: por que demorou tanto para que os humanos voltassem à Lua?
Entre 1969 e 1972, a Nasa (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos) enviou astronautas à Lua. Um artigo da “Space Next 50” revela que a agência gastou cerca de 20 bilhões de dólares durante o programa Apollo. No auge, na década de 1960, a Nasa consumia aproximadamente 4% dos gastos federais anuais, em contraste com cerca de 0,5% nos últimos anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de planos para novas missões, cortes orçamentários do Congresso levaram ao fim do programa lunar com a Apollo 17, em 1972. O professor Anu Ojha, do Centro Espacial Nacional do Reino Unido, comentou em uma palestra que as prioridades mudaram, citando a Guerra do Vietnã e a percepção de que os EUA haviam vencido a corrida espacial.
O retorno à Lua agora faz parte do programa Artemis, que visa explorar além do que foi feito pela Apollo. A missão Artemis II levará quatro astronautas em uma viagem orbital ao redor da Lua, testando sistemas essenciais da espaçonave Orion antes de uma futura missão de pouso, a Artemis III, prevista para 2027.
A Nasa destaca que o objetivo é expandir o conhecimento científico e desenvolver novas tecnologias que beneficiarão a vida na Terra. O avanço das tecnologias e o desejo de explorar regiões inexploradas da Lua, como o polo lunar, motivam esse retorno.
A missão Artemis II contará com os astronautas Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch e Jeremy Hansen. Wiseman, selecionado em 2009, será o comandante, enquanto Glover, escolhido em 2013, atuará como piloto. Koch, a única mulher da tripulação, será especialista de missão, e Hansen, da Agência Espacial Canadense, fará história como o primeiro canadense a participar de uma missão tripulada à Lua.
Autor(a):
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.