O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pareceu apontar a Ucrânia como responsável pelo conflito com a Rússia, declarando durante uma entrevista na terça-feira (19) que “não se confronta um país dez vezes maior”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Rússia invadiu a Ucrânia, uma nação soberana, em fevereiro de 2022.
Não era uma guerra que deveria ter sido iniciada. Não se faz isso. Não se toma, não se enfrenta uma nação dez vezes maior que a Rússia.
LEIA TAMBÉM!
À medida que as negociações sobre um possível acordo para encerrar a guerra na Ucrânia se intensificam, grande parte da discussão sobre trocas de terras tem se concentrado em Donbass – uma região da Ucrânia que o presidente russo, Vladimir Putin, deseja que se torne território russo.
Composto pelas regiões ucranianas de Donetsk e Luhansk, Donbass já foi uma potência industrial na era soviética, um local de minas de carvão e siderúrgicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente comentou sobre a região em sua entrevista na terça-feira, embora Trump tenha oferecido poucos detalhes publicamente sobre as últimas exigências de Putin em relação ao território, afirmando que essas discussões competem com o líder russo e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. A CNN informou que quase toda Luhansk e mais de 70% de Donetsk estão sob controle russo.
O presidente americano afirmou que “agora eles estão falando sobre o Donbass, mas o Donbass, como vocês sabem, agora é 79% de propriedade e controlado pela Rússia. Então eles entendem o que isso significa”.
Fonte por: CNN Brasil