“Não fomos responsáveis pela criação desse problema, mas desejamos solucioná-lo”, afirmou Alckmin para o secretário de Comércio dos EUA
Governo reafirma o compromisso em dialogar e lança iniciativa que favorece as exportações de microempresas.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço (MDIC), Geraldo Alckmin (PSD), afirmou ter conversado no último sábado (19) com o Secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alckmin lidera as negociações entre o Brasil e os Estados Unidos para revogar a tarifa imposta por Donald Trump. O ministro declarou ter evidenciado todos os aspectos relevantes para o Brasil e reiterado o interesse e o compromisso em negociar.
Alckmin também declarou que Lula tem orientado toda a equipe envolvida, de alguma forma nas tratativas, a manter a negociação “sem contaminação política nem ideológica” e que busca de solução comercial seja encontrada. “Essa é a disposição do Brasil. O Brasil nunca saiu da mesa de negociação. Não criamos esse problema, mas queremos resolvê-lo”.
Leia também:

Tarcísio afirma que Lula não possui “diálogo” para solucionar os valores das tarifas impostas por Trump

Presidente do União Brasil exige de Lula: “É preciso telefonar para Trump”

Sóstenes sobre decisão de Moraes: “Quebra institucional sem precedentes”
Alckmin não detalhou os pontos discutidos na reunião com o representante estadunidense. “São conversas institucionais, devem ser reservadas, mas tivemos contato e esta é a disposição do governo brasileiro”, declarou à imprensa.
Alckmin afirmou ter dialogado com todos os representantes da indústria brasileira e dos setores de exportação, e comunicou, em relação ao impacto na tarifação brasileira, que Lula assinará, na próxima segunda-feira (28), o Acredita Exportação, projeto que visa estimular o aumento das exportações brasileiras por meio da devolução de 3% do valor exportado, sobretudo para pequenas empresas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Brasil de Fato
Autor(a):
Ricardo Tavares
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.