“Não assistirei, tenho atividades mais relevantes para realizar”, afirma Lula em relação ao julgamento de Bolsonaro

O Supremo Tribunal Federal analisará na terça-feira, 2, a ação do golpe, na qual o ex-capitão é um dos acusados.

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que não tem a intenção de acompanhar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) relacionado à trama golpista, previsto para começar em 2 de setembro, na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Não assistirei ao julgamento, tenho outra atividade mais importante”, declarou Lula ao ser perguntado sobre o assunto pela Rádio Itatiaia, de Minas Gerais, na sexta-feira, 29.

Ele não se furtou a comentar, porém, o que pensa sobre o caso. “Acho que ele vai ser julgado com base nos autos. Não é a figura do Bolsonaro que está sendo julgada, o que está sendo julgado é o comportamento desse cidadão, que foi presidente da República, em função das denúncias e das delações feitas e das provas apuradas pela Polícia Federal”, destacou. “Se ele cometeu crime, vai ser punido; se não cometeu, vai ser absolvido. E a vida continua”.

LEIA TAMBÉM!

Bolsonaro é um dos oito réus do denominado núcleo crucial da trama golpista. Ele foi apontado, na denúncia levada ao Supremo, como o líder de uma organização criminosa que buscava impedir a posse de Lula e que tinha como objetivo manter Bolsonaro no poder mesmo após a derrota nas urnas. Cinco crimes integram a acusação.

A avaliação do caso será realizada pelos cinco ministros da Primeira Turma do STF. Alexandre de Moraes, relator, será o primeiro a votar. Se o ministro optar pela pena máxima prevista para os crimes supostamente cometidos pelo ex-capitão, a pena poderá chegar a 40 anos de prisão. Ele poderá ou não ser seguido pelos demais ministros, independentemente de sua posição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A defesa de Bolsonaro, vale ressaltar, tem negado a participação do ex-capitão no episódio. Em outra frente de atuação, aliados insistem em tentar pautar um projeto no Congresso que prevê anistia ampla, geral e irrestrita aos golpistas. Bolsonaro, que está em prisão domiciliar, seria o principal beneficiado. Lula, aliados, ironizou a empreitada na conversa com a rádio.

“É algo tão incômodo. O homem não foi sequer julgado e já está querendo anistia”, declarou. “Está dizendo que é culpado e quer ser perdoado?”, questionou, em seguida.

Para o petista, o ex-presidente está tendo uma oportunidade que não teria sido concedida a ele durante sua prisão no âmbito da Operação Lava Jato. “Ele está tendo o direito à presunção de inocência que não tive. [Agora] Demonstre que não caminhou com bomba no aeroporto em Brasília, que não tinha plano arquitetado para matar o Lula, Alckmin, Alexandre de Moraes, prove que não foi ele quem organizou a ocupação na frente dos quartéis brasileiros”, finalizou.

Falência de Eduardo

Na entrevista, o presidente também declarou ser necessária a cassatura do mandato do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL). O político está nos EUA desde março, onde articula sanções contra autoridades brasileiras. Nesta quinta, o parlamentar solicitou à Câmara autorização para exercer o mandato à distância, mencionando ser um “perseguido político” no Brasil.

Para Lula, a atuação do bolsonarista em solo norte-americano é uma traição à pátria. “Eduardo Bolsonaro não pode exercer mandato dele. Eu já falei com Hugo Motta e vários deputados que é necessário cassar o Eduardo”, disse. “Ele vai passar para a história como o maior traidor da pátria do Brasil e um dos maiores do mundo”, sustentou o petista.

Fonte por: Carta Capital

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Sair da versão mobile