Na ONU, observa-se com ‘preocupação’ a restrição de vistos dos EUA ao Brasil
Com uma semana do início do Debate Geral, o governo brasileiro ainda não obteve a totalidade dos vistos da comitiva que acompanhará o presidente Lula (P…

A ONU acompanha com apreensão as dificuldades do governo brasileiro em obter vistos para a participação na Assembleia Geral, que ocorrerá em Nova York, nos Estados Unidos, neste mês. A uma semana do início do Debate Geral, o governo brasileiro ainda não obteve todos os vistos da comitiva que acompanhará o presidente Lula (PT).
A situação é preocupante. Esperamos que os vistos sejam entregues, como enfatizamos no caso da delegação palestina,” disse Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da ONU, António Guterres, ao ser questionado sobre o assunto nesta quinta-feira 15.
Dujarric reiterou que a responsabilidade de viabilizar a entrada no país para os participantes dos eventos da ONU cabe aos Estados Unidos, governo anfitrião. A diplomacia brasileira acredita que o governo Trump deve autorizar a concessão de vistos de última hora, como uma estratégia para pressionar o governo brasileiro.
Leia também:

Trump anuncia novo ataque a ‘narcoterroristas da Venezuela’

Lula tem em sua agenda para Nova York temas como Palestina, democracia e clima

Presidente afirma que os EUA estão preparando uma ação de natureza militar contra o país vizinho
Em meados do mês, o presidente americano Donald Trump manifestou abertamente sua insatisfação com o Brasil devido à acusação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e não rejeitou a possibilidade de limitar vistos para autoridades brasileiras que pretendem comparecer à Assembleia Geral da ONU.
O presidente americano manifestou sua insatisfação com o Brasil devido à acusação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e não rejeitou a possibilidade de limitar vistos para autoridades brasileiras que pretendem comparecer à Assembleia Geral da ONU.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.