Na área central do Recife, iniciativa disponibiliza exames gratuitos para HIV, sífilis e hepatites
A ação é componente de campanha de prevenção contra hepatites; a não detecção e tratamento dessas doenças podem levar à morte.

Na Boa Vista, centro do Recife, a organização não governamental Gestos disponibiliza testes gratuitos para HIV, sífilis e hepatites B e C. A iniciativa faz parte da campanha Julho Amarelo, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre as hepatites virais. Os agendamentos podem ser feitos via Whatsapp – (81) 999 020 064 – ou por telefone, no número (81) 3421-7670. O local de atendimento é a sede da Gestos, situada na rua dos Médicos, nº 68, próximo ao Colégio Salesiano e à Praça Chora Menino.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A avaliação assegura confidencialidade completa, atendimento e suporte profissional de enfermagem, psicologia e serviço social. As hepatites virais são doenças silenciosas que afetam o fígado. Se não diagnosticadas cedo, podem progredir para condições sérias, como cirrose e câncer. No Brasil, os tipos mais frequentes são as hepatites B e C, que são transmitidas por via sexual (ISTs). O país contabilizou 826 mil casos entre 2000 e 2024, o que representa uma média superior a 33 mil novos casos por ano.
Além da avaliação, a população recebe orientações sobre maneiras de prevenção. Caso o teste seja positivo, a pessoa recebe encaminhamento para atendimento de saúde na rede SUS e passa a ter sua saúde acompanhada pelo Espaço Saúde e Sexualidades, centro Gestos que opera há 10 anos na Boa Vista. O local funciona de terça a sexta-feira, das 8h às 18h (ou até o meio-dia, nas sextas).
Leia também:

Zema pode fechar hospitais em Belo Horizonte, ao mesmo tempo em que atrasa a entrega de unidades no interior de Minas Gerais

Estudo no Brasil identifica microplásticos em placentas e cordões umbilicales

Estudo do Brasil identifica plástico em membranas placentárias e cordões umbilicales
Fonte por: Brasil de Fato
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Pedro Santana
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.