Na área central do Recife, iniciativa disponibiliza exames gratuitos para HIV, sífilis e hepatites
A ação é componente de campanha de prevenção contra hepatites; a não detecção e tratamento dessas doenças podem levar à morte.

Na Boa Vista, centro do Recife, a organização não governamental Gestos disponibiliza testes gratuitos para HIV, sífilis e hepatites B e C. A iniciativa faz parte da campanha Julho Amarelo, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre as hepatites virais. Os agendamentos podem ser feitos via Whatsapp – (81) 999 020 064 – ou por telefone, no número (81) 3421-7670. O local de atendimento é a sede da Gestos, situada na rua dos Médicos, nº 68, próximo ao Colégio Salesiano e à Praça Chora Menino.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A avaliação assegura confidencialidade completa, atendimento e suporte profissional de enfermagem, psicologia e serviço social. As hepatites virais são doenças silenciosas que afetam o fígado. Se não diagnosticadas cedo, podem progredir para condições sérias, como cirrose e câncer. No Brasil, os tipos mais frequentes são as hepatites B e C, que são transmitidas por via sexual (ISTs). O país contabilizou 826 mil casos entre 2000 e 2024, o que representa uma média superior a 33 mil novos casos por ano.
Além da avaliação, a população recebe orientações sobre maneiras de prevenção. Caso o teste seja positivo, a pessoa recebe encaminhamento para atendimento de saúde na rede SUS e passa a ter sua saúde acompanhada pelo Espaço Saúde e Sexualidades, centro Gestos que opera há 10 anos na Boa Vista. O local funciona de terça a sexta-feira, das 8h às 18h (ou até o meio-dia, nas sextas).
Leia também:

A OMS afirma que a solidão contribui para aproximadamente um milhão de mortes anualmente

Paciente com enxaqueca apresenta maior incidência de bruxismo, aponta pesquisa no Brasil

Laboratório inovador de mosquitos visa auxiliar no controle da dengue em Brasília
Fonte por: Brasil de Fato
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Pedro Santana
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.