Governo lança consulta pública para coletar opiniões sobre o fim da tabela progressiva de 6% e a tributação de grandes fortunas.
Na tarde da quinta-feira (17), integrantes de organizações e movimentos sociais promoveram uma coleta de votos do Plebiscito Popular na Estação da Lapa, no centro de Salvador. A iniciativa nacional, lançada na Bahia em maio, visa consultar a população sobre o fim da escala 6×1, a redução da jornada de trabalho sem perda salarial e a taxação dos super-ricos — que propõe a tributação para quem ganha mais de R$ 50 mil mensais e a isenção do Imposto de Renda (IR) para quem recebe até R$ 5 mil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Organizado pelas Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo, o Plebiscito tem como objetivo debater a necessidade de uma reforma tributária justa, estimular a organização popular e pressionar por mudanças estruturais na sociedade.
Caio Botelho, membro da Comissão Operativa do Plebiscito na Bahia, destaca que a votação tem gerado interesse das pessoas e envolvido cada vez mais trabalhadores em sua construção.
O plebiscito popular tem-se mostrado um instrumento relevante de mobilização em torno da luta pela redução da jornada de trabalho e por justiça tributária. A adesão da população tem sido notável – em diversos locais, surgem espontaneamente filas. Trata-se de uma iniciativa com grande potencial para engajar o povo na defesa de mais direitos, contribuindo para que os movimentos populares retomem a iniciativa.
A votação do plebiscito ocorre de forma voluntária, podendo ser realizada virtualmente, no site da campanha, e também em locais de votação fixos e móveis em diversas cidades. Até o momento, existem cinco pontos de votação na capital baiana, e a perspectiva, segundo os organizadores, é ampliar o número de urnas e chegar em mais territórios, sobretudo em bairros populares da capital.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sindicato dos Bancários da Bahia: Avenida Sete de Setembro, 1001, em Salvador, das 9h às 17h.
APLB Sindicato Rua Francisco Ferraro, 45, Torrão Das 9h às 17h
Apub Sindicato Rua Professor Aristides Novis, 44, Federação Das 9h Às 16h.
Armazém no Campo, Rua Santa Isabel, 3. Das 10h às 17h.
Grupo Tortura Nunca Mais, Rua João de Deus, 32, Pelourinho, das 13h às 16h.
Fonte por: Brasil de Fato
Autor(a):
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.