Musk solicitou a Zuckerberg proposta de aquisição da OpenAI por aproximadamente 100 bilhões de dólares
Empresa de inteligência artificial divulga troca de mensagens entre empresários; CEO da Meta teria negado colaboração.
A OpenAI afirmou, em processo judicial divulgado na quinta-feira (21), que Elon Musk tentou incluir Mark Zuckerberg em uma oferta de US$ 97,4 bilhões feita ao consórcio da empresa no início deste ano, porém o presidente executivo da Meta rejeitou a proposta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, afirmou que Musk contatou Zuckerberg em relação a potenciais acordos de financiamento ou investimentos ligados à oferta da OpenAI.
A OpenAI afirmou que Musk divulgou suas conversas com Zuckerberg sobre a empresa em depoimentos prestados sob juramento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Musk, cujos interesses da xAI competem com os da OpenAI, não pode ser contatado prontamente para se manifestar sobre o tema. A xAI não emitiu declarações.
A OpenAI pediu a um juiz federal dos EUA que a Meta forneça documentos e comunicações sobre quaisquer propostas de aquisição da OpenAI, bem como aqueles referentes a qualquer restructuração ou recapitalização real ou potencial da OpenAI.
Leia também:
Berkshire Hathaway registra crescimento de 34% no lucro operacional antes da saída de Warren Buffett
Raízen Energia aprova reorganização societária para otimizar operações no setor de bioenergia
Petrobras anuncia aumento de 1,4% no preço do QAV a partir de sábado, 1° de outubro
As comunicações da Meta com terceiros, ou comunicações internas, incluindo aquelas que refletem discussões com Musk ou outros licitantes, também esclareceriam as motivações da oferta, afirmou a OpenAI, classificando Musk e Meta como dois de seus principais concorrentes.
A Meta, no mesmo processo judicial, argumentou que a OpenAI deveria obter diretamente de Musk e sua startup de IA quaisquer documentos relevantes, e solicitou ao juiz que rejeitasse a petição da OpenAI.
As comunicações da Meta em relação à reestruturação ou recapitalização da OpenAI não são relevantes para esta ação, acrescentou a Meta no processo judicial.
Em agosto, a juíza distrital dos EUA, Yvonne Gonzalez Rogers, determinou que Musk deveria responder às alegações da OpenAI de que o bilionário, por meio de declarações à imprensa, publicações em mídias sociais, ações judiciais e uma oferta falsa pelos ativos da OpenAI, tentou prejudicar a startup de IA.
Em 2023, Musk entrou com uma ação judicial contra a OpenAI e seu diretor executivo, Sam Altman, devido à mudança da empresa para um modelo de negócios com fins lucrativos. Posteriormente, a OpenAI respondeu ao processo em abril do ano corrente.
Um julgamento por júri está previsto para 2026.
Sete ou oito pessoas em cada dez acreditam que a utilização de inteligência artificial é adequada para tomadas de decisões financeiras.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.












