Musk solicitou a Zuckerberg proposta de aquisição da OpenAI por aproximadamente 100 bilhões de dólares

Empresa de inteligência artificial divulga troca de mensagens entre empresários; CEO da Meta teria negado colaboração.

22/08/2025 19:15

2 min de leitura

Musk solicitou a Zuckerberg proposta de aquisição da OpenAI por aproximadamente 100 bilhões de dólares
(Imagem de reprodução da internet).

A OpenAI afirmou, em processo judicial divulgado na quinta-feira (21), que Elon Musk tentou incluir Mark Zuckerberg em uma oferta de US$ 97,4 bilhões feita ao consórcio da empresa no início deste ano, porém o presidente executivo da Meta rejeitou a proposta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, afirmou que Musk contatou Zuckerberg em relação a potenciais acordos de financiamento ou investimentos ligados à oferta da OpenAI.

A OpenAI afirmou que Musk divulgou suas conversas com Zuckerberg sobre a empresa em depoimentos prestados sob juramento.

Leia também:

Musk, cujos interesses da xAI competem com os da OpenAI, não pode ser contatado prontamente para se manifestar sobre o tema. A xAI não emitiu declarações.

A OpenAI pediu a um juiz federal dos EUA que a Meta forneça documentos e comunicações sobre quaisquer propostas de aquisição da OpenAI, bem como aqueles referentes a qualquer restructuração ou recapitalização real ou potencial da OpenAI.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As comunicações da Meta com terceiros, ou comunicações internas, incluindo aquelas que refletem discussões com Musk ou outros licitantes, também esclareceriam as motivações da oferta, afirmou a OpenAI, classificando Musk e Meta como dois de seus principais concorrentes.

A Meta, no mesmo processo judicial, argumentou que a OpenAI deveria obter diretamente de Musk e sua startup de IA quaisquer documentos relevantes, e solicitou ao juiz que rejeitasse a petição da OpenAI.

As comunicações da Meta em relação à reestruturação ou recapitalização da OpenAI não são relevantes para esta ação, acrescentou a Meta no processo judicial.

Em agosto, a juíza distrital dos EUA, Yvonne Gonzalez Rogers, determinou que Musk deveria responder às alegações da OpenAI de que o bilionário, por meio de declarações à imprensa, publicações em mídias sociais, ações judiciais e uma oferta falsa pelos ativos da OpenAI, tentou prejudicar a startup de IA.

Em 2023, Musk entrou com uma ação judicial contra a OpenAI e seu diretor executivo, Sam Altman, devido à mudança da empresa para um modelo de negócios com fins lucrativos. Posteriormente, a OpenAI respondeu ao processo em abril do ano corrente.

Um julgamento por júri está previsto para 2026.

Sete ou oito pessoas em cada dez acreditam que a utilização de inteligência artificial é adequada para tomadas de decisões financeiras.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)