Museu do Futebol revela as veias abertas da América em nova exposição em São Paulo
Exposição aberta nesta sexta-feira (17) em São Paulo homenageia o vibrante futebol sul-americano.
Museu do Futebol apresenta exposição “¡Cancha brava!” em São Paulo
O Museu do Futebol, localizado em São Paulo, inaugura nesta sexta-feira (17) a exposição temporária “¡Cancha brava!”, que homenageia o futebol sul-americano. A curadoria é de Luiza Romão, Matias Pinto e Gisele de Paula, e a mostra destaca a diversidade do esporte no continente, celebrando a cultura das torcidas e as tensões que envolvem o futebol.
No centro da exposição, há uma área que simula uma arquibancada, equipada com caixas de som que reproduzem os cânticos de várias torcidas. Telões exibem as letras das músicas, em espanhol e português, que inspiraram os cânticos. Por exemplo, uma canção da Torcida Independente, do São Paulo, foi criada a partir da melodia de “Sobreviviendo”, do cantor argentino Víctor Heredia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conflitos e Memórias no Futebol
Na parte final da exposição, um mural pintado pelos artistas Marina Ceglie e Cleber TTC ilustra os clubes campeões da Copa Libertadores. Embora “¡Cancha brava!” exiba a alegria do futebol sul-americano, também aborda os conflitos do continente. Uma seção recorda o golpe militar que depôs Salvador Allende no Chile, em 11 de setembro de 1973, e seu impacto no futebol.
Leia também:

Burnley x Leeds United: saiba onde assistir ao duelo da Premier League neste sábado (18) às 11h

Flamengo x Palmeiras: Ministério do Esporte se manifesta sobre polêmica do antidoping antes da partida

Futebol brasileiro tem acesso a sistema de gramado da NFL; saiba mais!
Esse episódio resultou no “jogo fantasma” entre Chile e União Soviética, que ocorreu mesmo com os soviéticos se recusando a viajar ao Chile. A Fifa obrigou os chilenos a jogarem, e a partida terminou com um gol vazio, garantindo a classificação do Chile para o Mundial. Uma foto da seleção chilena e uma imagem de um soldado no Estádio Nacional estão entre as instalações da exposição.
Reflexões sobre Imigração e Identidade
Durante a abertura da mostra para a imprensa e convidados, Matias Pinto destacou a relevância da exposição em um momento em que os imigrantes enfrentam desafios globais. Ele enfatizou que a mostra representa os dez países da Conmebol e todos os imigrantes presentes. A fala do curador ocorreu sob uma tela em homenagem ao escritor Eduardo Galeano, que abordou as violências históricas da América Latina.
A exposição “¡Cancha brava!” ficará em cartaz até 5 de abril de 2026. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada permitida até às 17h. Os ingressos custam R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia), com entrada gratuita para crianças até 7 anos e para todos às terças-feiras.
Autor(a):
Pedro Santana
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.