O empresário Rupert Murdoch, proprietário do conglomerado midiático que abrange veículos como Fox News, The Wall Street Journal e The New York Post, concluiu um negócio multimilionário e transferirá o comando de sua organização para seu filho mais velho, que compartilha de maneira mais próxima de sua perspectiva conservadora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O acordo, com um valor de aproximadamente 3,3 bilhões de dólares, finaliza uma disputa entre Lachlan e seus irmãos Prue, Liz e James.
O evento culminou após o empresário e seu filho mais velho tentarem alterar, sem o consentimento dos outros herdeiros, os termos de um fundo familiar que estabelecia que todos os filhos teriam a mesma participação no controle do conglomerado após a morte do patriarca.
LEIA TAMBÉM!
A jogada foi descartada pela Justiça americana e obrigou as partes a negociarem. Prue, Liz e James receberão 1,1 bilhão de dólares cada e renunciarão a aproximadamente 80% do valor de mercado de suas participações nas empresas do grupo. Além disso, ficarão proibidos de recomprar as ações.
O conflito familiar espelha as divisões políticas internas, visto que os irmãos possuem posições menos conservadoras do que Lachlan. O acordo fortalece o projeto de Rupert e Lachlan de radicalizar o conglomerado como “protetor da voz conservadora”, conforme já declarou o patriarca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O acordo não acarretará mudanças imediatas, uma vez que Lachlan já administra os negócios de Murdoch há alguns anos. Contudo, ele elimina a incerteza em relação ao futuro da empresa, assegurando sua liderança a longo prazo. A turbulência interna da família Murdoch serviu de inspiração para o drama Succession.
Fonte por: Carta Capital