Mudanças no Campeonato Carioca de 2026
O Campeonato Carioca de 2026 passou por significativas alterações após a CBF revisar o calendário do futebol brasileiro. O torneio, que terá início em 14 de janeiro e se estenderá até o começo de março, foi simplificado e a fase de grupos foi reformulada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As equipes, que antes competiam no mesmo grupo, agora estão divididas em dois grupos, enfrentando apenas os adversários da outra chave.
A Taça Rio também foi modificada. Anteriormente considerada um torneio de consolação para os que não avançavam da fase de grupos, agora será disputada entre os times que forem eliminados nas quartas de final. A Taça Guanabara, por sua vez, será concedida ao vencedor da primeira fase.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Regulamento do Carioca 2026
A competição contará com dois grupos, cada um composto por seis equipes. No formato de turno único, os clubes do grupo A enfrentarão os do grupo B entre 14 de janeiro e 8 de fevereiro. O time que acumular mais pontos na fase de grupos será declarado campeão da Taça Guanabara de 2026.
Formato do Mata-Mata
Os quatro melhores times de cada grupo avançarão para as quartas de final, que serão disputadas em jogo único. Os vencedores seguirão para as semifinais, que ocorrerão em formato de ida e volta. A grande final do Carioca será realizada em jogo único no Maracanã, com data prevista para 8 de março.
LEIA TAMBÉM!
Critérios de Rebaixamento
O clube que terminar a fase de grupos na última posição será rebaixado diretamente para a Série A2 do Carioca. O “vice-lanterna” enfrentará um playoff contra o segundo colocado da divisão inferior.
Grupos do Carioca 2026
- Grupo A: Fluminense, Vasco, Volta Redonda, Sampaio Corrêa, Portuguesa, Bangu
- Grupo B: Flamengo, Botafogo, Madureira, Maricá, Boavista, Nova Iguaçu
